Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 71

61
Gatilhos ( recordações do trauma ) e flashbacks ( continuação )
ENUNCIADO
Objetivo . Entender como memórias traumáticas , recordações de trauma ou gatilhos afetam as sobreviventes .
Treinador ( a ). Vou continuar a história .
Pouco depois de chegar ao centro de saúde , a Mulher Borboleta foi para um hospital , pois ela havia sofrido ferimentos durante o estupro . Ela sabia que as enfermeiras e doutores queriam curar ela , mas assim que ela teve que deitar na cama e abrir suas pernas para ser examinada , memórias terríveis de estupro retornaram . De repente , ela pensou que o médico fosse o soldado que estuprou ela . Ela tentou fugir . As lembranças invadiram o seu corpo e seus pensamentos e ela não conseguia separá-las do que estava acontecendo agora no hospital . Uma enfermeira sábia chamou o nome da Mulher Borboleta repetidas vezes , em uma voz calma e firme . Ela disse : “ Você está no hospital agora ”, “ Você está segura agora ”, hoje é ( dia , mês , ano )”, “ Estamos aqui para ajudar você ”. O tom de voz dela e o que ela disse ajudou a Mulher Borboleta a retornar para o presente . Ela percebeu que ela estava no hospital recebendo ajuda e conseguiu se acalmar .
A sábia enfermeira entendeu que as memórias do estupro da Mulher Borboleta estavam bem vívidas , e poderiam ser relembradas durante o tratamento que ela recebia e os exames que faria . A enfermeira decidiu preparar a Mulher Borboleta para o que iria acontecer e explicou a ela que memórias do estupro podem ser facilmente geradas por episódios que suscitem recordação do evento . Elas falaram sobre a reação da Mulher durante os exames médicos do dia anterior . A enfermeira sugeriu exercícios que a Mulher poderia fazer para impedir que velhas lembranças tomassem conta de sua cabeça . Ela ensinou a Mulher Borboleta a usar os olhos para ver as coisas em torno dela , e para dizer para si mesma em voz alta o que ela estava vendo . Quando ela fazia isso , a Mulher Borboleta notava que ela se sentia mais presente , mais no aqui e agora . A sábia enfermeira disse : “ Quando você foca no presente , o passado fica no passado ”. A Mulher Borboleta também aprendeu a estabilizar-se usando o seu tato . Ela segurou uma pedra que se encaixava direitinho em sua mão e sentiu o seu peso , sua frieza , sua forma . As duas mulheres praticaram esses exercícios juntas e a enfermeira pediu à Mulher Borboleta que repetisse os exercícios sempre que sentisse as memórias voltando . A enfermeira também disse que ela estaria presente durante a operação , para dar confiança à Mulher Borboleta e lembrá-la que o hospital era seguro .
PARTE II : O TREINAMENTO
Encenação 3 . Acalmando uma sobrevivente que foi provocada . ( 5-10 minutos .)
DINÂMICA EM DUPLA
Formem duplas . Um de vocês será o ajudante , o outro a sobrevivente . Treine maneiras possíveis de acalmar uma sobrevivente sofrendo de flashbacks . Assim como a sábia enfermeira , você pode dizer coisas como :
• Você está na sala ( ou onde vocês estiverem no momento ) agora .
• Você está segura nesta sala .
• Você está aqui agora e não onde aconteceu o evento traumático .
• Você é forte e corajosa .
• Lembre-se de respirar .
• Olhe em volta , tente estar presente aqui e agora .
Você pode dar à sobrevivente uma pedra , ou qualquer coisa que ela possa segurar na mão para manter-se no presente .
Após alguns minutos , troque os papéis . Ao final , lembre-se de “ se limpar ” do seu papel e voltar a ser você mesmo .