Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 7

i

Prefácio

Este material de treinamento foi escrito para ajudantes que fornecem auxilio e apoio à mulheres sobreviventes 1 da violência de gênero ( VG ) e trauma sexual ocorrido durante desastres , guerras e conflitos . Esperamos que este material venha a ser útil para quem trabalha com violência de gênero em outros contextos .
Diversos manuais e diretrizes abordam aspectos da VG , incluindo a prevenção , educação de homens e meninos , e VG em situações de emergência . Uma visão geral das contribuições mais importantes à esse campo pode ser encontrada na página 2 ( VG em um contexto mais amplo ). O objetivo desse manual é preencher o espaco e contribuir para a literatura fornecendo mais informações sobre os efeitos da VG na saúde mental , e como usar essas informações nas interações com sobreviventes da VG . Esperamos que esse treinamento vá guiar e auxiliar ajudantes no importante serviço deles ( Nesse manual nós iremos usar a palavra ‘ ajudantes ’ para nos referir ao grupo de pessoas que trabalham oferecendo acolhimento psicosocial para sobreviventes de VG . Cuidador tambem pode ser uma palabra aqui ). Em particular , esperamos poder ajudar treinadores a identificar e compreender as reações ao trauma , e lidar com diferentes respostas traumáticas , tanto as imediatas quanto as de longo prazo que mulheres demonstram após vivenciarem eventos traumáticos .
Este treinamento foi desenvolvido para ser utilizado em situações onde os ajudantes tem acesso limitado a serviços de saúde ; e onde funcionários humanitários devem enfrentar situações de grandes perdas de vidas humanas , que levam à tristeza e desespero .
Este manual pode ser usado de formas diferentes . Ele pode suplementar e aprofundar o entendimento daqueles que já possuem experiência . Porém , o propósito primário dele é o de treinar ajudantes para que comprenda o que é traume e se tornem aptos a trabalhar com o assunto . Esperamos que o manual forneça um bom recurso para ajudantes que ensinam outros ajudantes e também para grupos de ajudantes que necessitam de material para estudo próprio . Esse manual pode ser lido , estudado e discutido , e os exercícios que ele contém podem ser testados e aplicados em estudos e trabalhos em grupo .
O manual explora o significado psicológico do trauma e como eventos traumáticos afetam a saúde mental . Quais são os sinais de stress agudo ? Como eles podem ser compreendidos e entendidos ? Como um ajudante ajuda uma mulher transtornada logo após dela ter sofrido alguma experiência violenta ? Como podemos criar espaços seguros que permitem diálogos de apoio e formas de contato que podem ajudar sobreviventes a se recuperarem ?
O respeito é essencial . A vontade de ajudar e escutar , permitir que sobreviventes controlem suas próprias histórias , e respeito à autodeterminação , esses são princípios importantes que moldam a forma que as sobreviventes devem ser assistidas . Além disso , um ajudante deve saber como controlar a proximidade , como dar apoio positivo , e como tolerar os silêncios da sobrevivente . Esse manual incluí partes teóricas ( especialmente na Parte III ), mas ele foca primariamente em treinar técnicas que ajudam diretamente as sobreviventes . Esperamos que ele dê os recursos necessários para que ajudantes possam auxiliar vítimas da VG a reconstruírem suas vidas .
1 Usamos o termo sobrevivente em vez de “ vitima ”.