40 A Mulher Borboleta e sua boa vida
AOS TREINADORES
PARTE II : O TREINAMENTO
A Mulher Borboleta e sua boa vida
Objetivo . Fazer uma introdução à história da Mulher Borboleta e às cinco áreas de foco .
Essa será a primeira menção da Mulher Borboleta . Ressalte que essa história terá um papel importante de narrativa no treinamento . Convide os participantes a se engajarem na história .
Adicionalmente , chame atenção para as cinco áreas focais – os pensamentos dela , os sentimentos dela , a respiração dela , o corpo dela e o coração dela – pois essas são ressaltadas não apenas na história , mas também em muitos exercícios e discussões durante o treinamento . Elas são o ‘ ponto de entrada ’ para problemas e reações que emergem frequentemente na vida de pessoas traumatizadas .
Coloque as cinco áreas de foco na parede onde elas possam ser facilmente vistas , e deixe-as lá durante o seminário . Isso vai ajudar você a usar o bloco de notas para fazer desenhos à medida que a história se desenvolve .
Enfatize que a história é uma metáfora . Ela pode ser entendida como uma descrição do percurso do trauma . Ela mostra o que geralmente acontece com uma pessoa depois de ser submetida a estresse extremo . Depois de descrever a vida dela após o evento , a história narra as reações de sobrevivência quando aparece o trauma e as reações físicas e mentais a médio e longo prazo . Essas reações serão descritas mais formalmente na Parte III .
Destaque o fato de que as pessoas podem reagir de formas diferentes : A história nos dá as descrições de padrões frequentes de reações traumáticas . Similarmente , as intervenções descritas são exemplos de possíveis abordagens e ferramentas para ajudar as sobreviventes a recuperarem o controle e , após um tempo , algum senso de dignidade .
É importante , ao longo do processo , enfatizar que a história é usada figurativamente , para ilustrar o que acontece após graves violações .
Comece com a boa vida que a Mulher Borboleta leva , porque é importante mostrar que ela tem boas lembranças com as quais ela pode se reconectar .
ORIENTAÇÃO DE INSTRUÇÃO .
As características da Mulher Borboleta presentes no manual podem não necessariamente combinar com as expectativas de aparência ou comportamento na região onde ocorre o treinamento . Se isso acontecer , encontre descrições localmente apropriadas . Suas ouvintes vão querer que a história seja sobre a vida real , ‘ sobre nós ’. Para motivar e inspirar , a história deve ecoar a cultura e as normas sociais e comportamento daqueles que estão ouvindo . Modifique a história da forma que achar apropriada , para que faça sentido para sua plateia .