18 10 . Exercícios de estabilização
PARTE I : PONTOS DE PARTIDA
10 . Exercícios de estabilização
Objetivo . Entender a importância das técnicas estabilizadoras , exercícios de estabilização , e prática de repetição .
Quando se começa a trabalhar com uma pessoa exposta ao trauma , a estabilização é uma abordagem que ajuda a pessoa a lidar com reações relacionadas ao trauma . Fundamentação é um método de estabilização para lidar com fortes emoções de medo e flashbacks , quando uma recordação ‘ domina ’ e é revivida no presente . Fundamentação é uma forma de reduzir reações ou sintomas de ansiedade ou pânico que ameaçam sobrecarregar uma sobrevivente . Lembre-se sempre de convidar a sobrevivente a participar de um exercício de estabilização . Faça um convite aberto . Se ela não se sentir pronta para participar do exercício , respeite a vontade dela .
Exemplos de exercícios de estabilização estão distribuídos ao longo do treinamento . É importante praticar esses exercícios várias vezes , até que se tornem automáticos e possam ser repetidos à vontade por uma pessoa traumatizada num momento de angústia . Fundamentação retira a pessoa do momento traumático do qual ela está se recordando e a leva para um espaço mais seguro e controlável .
Exercícios de estabilização ajudam uma sobrevivente a se reconectar :
• Com o momento presente
• Com o ‘ aqui e agora ’
• Com o seu corpo , reafirmando o controle pessoal .
• Com o contexto seguro da sala em que se encontra .
Os exercícios :
• Estabilizam a pessoa , ancorando o corpo , dando-lhe o controle da realidade .
• Focam em respiração , aumentando a atenção no ‘ aqui e agora ’.
• Relaxam , trazendo a calma .
• Fortalecem o corpo e o despertam da dormência e fraqueza .
Um treinador guia uma sobrevivente de volta para a situação presente , passando com ela por cada exercício de estabilização . É importante lembrar que os exercícios devem ser praticados , inicialmente , em um ambiente calmo . Assim , sobreviventes podem praticá-los sem se sentirem sobrecarregadas e sem controle .
Os exercícios focam nos cinco sentidos que nos ancoram aos nossos corpos e ao ambiente que nos cerca . Ao usá-los , a sobrevivente pode reorientar sua atenção , focando no presente ao invés do passado . Permita que a sobrevivente decida onde você ( o ajudante ) pode sentar , e quão próximos vocês devem ficar . Estabeleça uma rota de fuga para ela sugerindo que , se ela preferir , vocês podem continuar mais tarde .
Explique à sobrevivente que , ao praticar os exercícios de estabilização , ela deve certificarse de :
• Escolher um momento seguro e pacífico .
• Estar calma e pronta para aprender algo novo .
• Praticar todos os dias por algum tempo .
Uma sobrevivente que seguir os princípios acima eventualmente poderá fazer exercícios que ajudem a acalmá-la mesmo quando estiver estressada ou estiver vivenciando flashbacks . Quando aprendidos , os exercícios são ferramentas eficientes que podem ser utilizadas em situações onde há pouco apoio terapêutico disponível .
( Os exercícios de estabilização estão disponibilizados no Apêndice 2 .)