Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 14

6

Cómo leer el manual

• Nas Partes I e III , o texto deve ser lido normalmente , em sequência .
• Na Parte II , entretanto , as páginas na esquerda e na direita devem ser lidas juntas . A página da esquerda contém conselhos e informações básicas , geralmente destinadas aos treinadores . A página da direita descreve o que o ( a ) treinador ( a ) deve dizer aos seus participantes e o que os mesmos devem fazer .
• Durante o treinamento , participantes veem e podem usar a página da esquerda , que fornece preparação e informações básicas em relação à página da direita . Quando os participantes tiverem de agir como treinadores , eles poderão usar ambas as páginas .
• Treinadores experientes podem pular partes do manual que não são relevantes ao grupo ou ao contexto , assim passando mais tempo discutindo tópicos particularmente relevantes .
• No manual , o ( a ) treinador ( a ) e os participantes serão abordados diretamente , ao invés de na terceira pessoa .
Símbolos na Parte II
AOS TREINADORES Esquerda da página Instruções aos treinadores
ENUNCIADO Direita da página Tudo que deve ser enunciado
EXERCÍCIO
Exercícios em plenário ou em grupos pequenos .
EXERCÍCIO DE ESTABILIZAÇÃO
Exercícios de estabilização : para ajudar sobreviventes que estão em pânico ou sem energia .
DINÂMICA EM DUPLA
Encenação para duplas .
DISCUSSÃO
Discussões em plenário ou pequenos grupos .
PONTO PRINCIPAL
Pontos principais a serem lembrados ( por exemplo , “ A história mostra que …”.)
ORIENTAÇÃO DE INSTRUÇÃO
Orientação de instrução : conselhos pedagógicos aos Treinadores .
Era uma vez ... A história da Mulher Borboleta .
• A Parte III contém informações adicionais sobre questões discutidas no treinamento ( Parte II ). Os materiais na Parte III aparecem aproximadamente na mesma ordem em que aparecem na Parte II .
• Algumas seções na Parte III discutem questões que o treinamento não cobre . Em particular , sobre a situação de crianças nascidas como resultado de violência sexual . As Partes I e II indicam aos leitores que leiam a Parte III para mais informações .
• Indicaremos intervalos no treinamento . Antes do treinamento iniciar , treinadores devem discutir com o grupo a duração de cada seção . Frequentemente , é uma questão de prática social . Algumas sociedades preferem intervalos de 45 minutos ; outras preferem sessões de 90 minutos ou duas horas . Treinadores devem identificar e ficar atentos às necessidades do grupo para intervalos .