Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 129

119
Levando o que foi aprendido para futuros trabalhos do participante
ENUNCIADO

Levando o que foi aprendido para futuros trabalhos do participante

Objetivo . Encorajar os participantes a pensarem sobre o trabalho que lhes aguarda em casa , e sobre como eles podem reter certas habilidades que aprenderam e compartilharam durante o seminário .
PARTE II : O TREINAMENTO
Treinador ( a ). O seminário chegou , agora , ao final . Nesses três dias , nós aprendemos muito com a história da Mulher Borboleta e as coisas terríveis que aconteceram com ela .
Dentre outras coisas , nós aprendemos :
• Porque mulheres são expostas a conflitos tão violentos com seus próprios pensamentos e sentimentos .
• Porque novas experiências e eventos podem ativar reações traumáticas .
• Porque sobreviventes podem se sentir completamente sozinhas , perdidas e sem valor .
• Diferentes abordagens podem ser úteis para sobreviventes à medida que elas batalham para restaurar suas forças , a sensação de esperança e a dignidade .
Seu grande desafio agora é certificar-se de que você se lembre das histórias e discussões que tivemos , e dos exercícios e habilidades aprendidas , os quais vocês podem aplicar nos seus futuros trabalhos quando voltarem para suas comunidades . Ademais , lembrem de implementar a abordagem baseada nos direitos humanos no trabalho de vocês .
Eu não posso resumir tudo que fizemos juntos . Mesmo assim , aqui está uma lista resumida que vocês podem achar útil .
( Ela ( e ) exibe a lista de princípios básicos que estão listados na página anterior .) Agora , quero dar um passo para trás e colocar tudo o que fizemos sob perspectiva .
Nós seguimos o conto de uma mulher , o sofrimento dela , e o retorno dela à vida pregressa . No mundo real , cada sobrevivente e cada caso são únicos . Você não pode aplicar o que aprendemos aqui mecanicamente . Em cada instância , você deve usar a sua imaginação e juízo para decidir de que tipo de apoio cada pessoa necessita , de que tipo de apoio cada caso necessita . Nenhum atalho estará disponível para você .
Isso quer dizer que você precisa internalizar , e entender por si próprio , as ideias que nós compartilhamos aqui e os exercícios que aprendemos . Apenas assim você pode adaptar e desenvolvê-los para que atendam às necessidades particulares de cada situação da pessoa que você deseja ajudar .
Ao mesmo tempo , há determinadas questões essenciais que são sempre pertinentes .
• Que recursos essa sobrevivente pode usar , interna ou externamente ?
• Eu ( ou outros ajudantes ) poderei visita-la regularmente ou apenas algumas vezes , ou então raramente ?
• Como ajudante , o quanto eu sei da situação dela ? Eu sei o suficiente ?
• Como ajudante , estou prometendo demais ? Posso dar conta da ajuda que estou oferecendo ?
Sempre reflita cuidadosamente sobre o que é melhor para a sobrevivente , e nunca prometa a uma sobrevivente apoio que você não possa providenciar .
Mantenha contato !
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO . DISTRIBUIÇÃO DE CERTIFICADOS . DESPEDIDAS .