Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 124

114 Finalizando a história
AOS TREINADORES
PARTE II : O TREINAMENTO

Finalizando a história

Objetivo . Terminar a história de forma positiva .
É importante falarmos juntos sobre como a história chega ao fim . Criem um final juntos com o grupo e escreva-o . Convide os participantes para fazerem diferentes sugestões , mas tente chegar a um consenso no grupo sobre a direção que a história vai tomar . Em particular , mantenha foco em como a Mulher Borboleta voltará à comunidade dela ou , alternativamente , como ela vai viver sua vida se voltar não for uma opção . Faça isso através de discussões . Encoraje os participantes a considerarem diferentes opções , e explore obstáculos e possibilidades .
Foque em como garantir que uma sobrevivente que esteja retornando possa ter apoio contínuo garantido . Para ajudar a ela e a quem estiver próximo a lidar com a possibilidade dela estar transtornada ou se sentindo sobrecarregada . Uma sobrevivente precisa se sentir segura e conectada com o aqui e agora .
PONTO PRINCIPAL
A história lembra sobreviventes que
• Quando elas estiverem em situações que podem ativar reações traumáticas , elas devem estar preparadas para utilizar os recursos aprendidos .
• Elas farão isso com mais facilidade caso haja alguém de confiança para ajudar .
• Elas devem tentar se reorientar para criar boas memórias .
Certifique-se de que todos os participantes contribuam de maneira ativa no planejamento da situação de retorno e estudem diferentes possibilidades envolvidas no processo .
EXERCÍCIO
Exercício 8 . Finalizando a história .
Para que a história auxilie na recuperação , deve haver algum tipo de esperança . Tente identificar todos os possíveis recursos disponíveis na comunidade . Depois termine o resto da história .