Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 12

4

O que você vai aprender ?

Neste manual , vamos discutir e entender os impactos que eventos traumáticos têm sobre os indivíduos , as reações ao trauma , e porque essas reações são tão frequentes e estressantes . Ao acompanhar uma história , praticar exercícios e se envolver em trabalhos em grupo , os participantes vão explorar entendimentos do trauma e praticar maneiras de lidar com reações relacionadas ao trauma . Os exercícios darão aos participantes novas habilidades que serão úteis em seu trabalho com sobreviventes de trauma , ao mesmo tempo que fortalecerá o respeito em suas abordagens e atitudes . O objetivo é fazer com que os ajudantes possam aplicar as habilidades e atitudes que aprenderam durante o treinamento , tanto nos casos em que trabalham com sobreviventes durante longos períodos de tempo quanto nos casos onde se encontram com eles apenas brevemente .
Fazer exercícios de estabilização e de interpretação pode parecer inicialmente difícil para participantes que não estejam acostumados com esse tipo de trabalho . Entretanto , constituem uma parte vital do treinamento porque , ao fazê-los , os ajudantes notam os efeitos físicos e mentais que exercícios de estabilização causam no corpo .
A história da Mulher Borboleta recorrente neste treinamento possui várias funções :
• É uma história fictícia que pode ser compartilhada como ponto de referência .
• Faz ligações com a aquisição de habilidades , pois a história pode fortalecer a memória e o aprendizado já que as histórias podem mostrar que todos respondem similarmente à violência de gênero sem tocar em casos individuais ou experiências próprias de um sobrevivente . Contar histórias é uma ferramenta valiosa para lidar com sobreviventes .
• A história pode descrever genericamente , usando linguagem informal , as mudanças que ocorrem em uma pessoa que é traumatizada : alterações súbitas em seu comportamento , reações e sentimentos após o trauma , respostas físicas , mudanças no relacionamento com outros e com o mundo em sua volta . Clinicamente , é claro , reações variam de pessoa para pessoa , mas a história pode capturar formas de resposta gerais ou frequentes .
• Ela pode auxiliar ajudantes a entender concretamente como certas ferramentas e exercícios podem ajudar as sobreviventes . Ao fixar vividamente as intervenções num contexto , ela pode fortalecer e enriquecer o aprendizado .
Mais informações sobre trauma e reações traumáticas serão fornecidas na Parte III .