Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 104

94 Habilidades de recuperação 2 ( continuação )
PARA AOS TREINADORES EL ENTRENADOR
PARTE II : O TREINAMENTO
Objetivo . Usar encenação para integrar as técnicas dos exercícios .
O grupo praticou diferentes exercícios que ajudam a acalmar e re-energizar uma sobrevivente que esteja desregulada .
Uma sobrevivente está desregulada quando as respostas emocionais dela estão mal reguladas ; o estado emocional dela está frágil e ela sofre de variações de humor . Isso ocorre com frequência quando uma pessoa está sobrecarregada ( hiperativada ) ou com baixa energia ( hipoativa ), ou variando entre os dois estados . Para mais informações , veja A janela de tolerância nas páginas 72-73 .
Para integrar completamente essas habilidades , ajudantes precisam praticá-las entre si , como fariam com sobreviventes . Encenação é uma forma de fazê-lo .
DINÂMICA EM DUPLA
Encenação 5 . Acalmando sobreviventes transtornadas , estimulando sobreviventes sub-ativas .
Peça para que participantes formem duplas e peça para que um interprete o ajudante e o outro , uma sobrevivente . Peça para que pratiquem alguns exercícios . Peça ao participante que interpreta a sobrevivente para fingir que está em um estado hiperativado ou passivo .
Ao final , certifique-se de falar para os participantes saírem de seus papéis . Peça para que eles “ se limpem ” da pessoa que estavam fingindo ser , e digam em voz alta : “ Eu não sou mais o ( a ) ajudante ou a sobrevivente , Eu sou ( meu nome )”.
DISCUSSÃO
Discussão . Compartilhando experiências após o Exercício de Encenação 5 .
Possíveis perguntas :
• Que tipo de exercício de estabilização você usou e por quê ?
• Você observou alguma reação ? De qual tipo ?
• Com uma abordagem baseada nos direitos humanos em mente , o que você faria se uma sobrevivente não estivesse disposta a participar ?