ponto vírgul; ponto vírgul; | Page 10

Nulla nec tristique nibh Fusce amet aliquam Celerisque proin varius Sapien enim efficitur justo

TOC NÃO É BRINCADEIRA

MANIA X PATOLOGIA

10

É comum ouvirmos pessoas falando que tem TOC com bagunça “não consigo ver uma casa desarrumada, preciso ajeitar” ou “nossa, sempre quando chego em casa lavo as mãos”. É importante ressaltar que o transtorno obsessivo-compulsivo está longe de ser uma simples mania.

As manias são comportamentos repetitivos, que podem ser gerados por crenças ou superstições, já o TOC é muito mais complexo, ele tem como princípio a obsessão e a compulsão, tornado as pessoas escravas de rituais repetitivos prejudicando o seu convívio com seus familiares e amigos.

“O transtorno surgiu muito cedo na minha vida. Eu tinha obrigação de lavar as mãos, se não algum parente iria morrer. Eu repetia infinitamente os movimentos, longa história de sofrimento” conta Danillo mendes, que convive com o transtorno já controlado há anos.

Segundo Caroline Lemos, graduada em psicologia, “O TOC pode aparecer com frequência durante a infância e anos depois, na vida adulta. Pode-se iniciar entre os 9 e 11 anos, podendo ter uma maior frequência em jovens até trinta anos. Geralmente não é dado uma atenção especial para diagnóstico na fase da infância”.

As causas do TOC não estão bem esclarecidas. Certamente, trata-se de um problema multifatorial, trazendo o histórico familiar que também estão entre as possíveis causas desse distúrbio de ansiedade.

Por: Renata Nascimento

Ilustração: banco de imagens