Pontivírgula - Edição Março 2018 Pontivírgula - Edição de Março 2018 | Page 15

ATUALIDADE

...........................................................

15

Guimarães foi a cidade escolhida para receber esta final, apresentada por Filomena Cautela e Pedro Fernandes, no passado dia 4 de março. Ditou como canção sucessora de " Amar pelos Dois", que venceu o Festival da Eurovisão 2017 em Kiev, "O Jardim", escrita por Isaura e interpretada pela mesma(,) juntamente com Cláudia Pascoal. O júri responsável por "distribuir" os votos foi presidido por Júlio Isidro e composto por Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral, Sara Tavares, Ana Markl, Mário Lopes e Tozé Brito. O voto deste júri é combinado com a votação do público por telefone.

De dia 8 a 12 de maio, realizar-se-á no Altice Arena, na Expo, a Eurovisão 2018, apresentada por Filomena Cautela, Silvia Alberto, Daniela Ruah e Catarina Furtado. Até lá, a música " O Jardim" passará por algumas alterações, tornando-se mais eletrónica.

"Fun Facts"

Como são escolhidos os concorrentes do Festival da Canção?

A RTP convida 17 compositores que apresentam uma canção original e eles próprios escolhem os intérpretes. O vencedor da edição passada, neste caso, Salvador Sobral, pode também convidar um compositor, desde que cumpra o regulamento. Um dos dois lugares restantes, é selecionado através de um programa de rádio da Antena 1, sobretudo dirigido a compositores que não tenham publicado nenhum trabalho até dia 15 de setembro. O último lugar é aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.

2) Johnny Logan detém o recorde de mais vitórias na Eurovisão: já vão 3. Sempre que participou,representou a Irlanda, embora seja Australiano.