Pontivírgula - Edição Maio 2018 Pontivírgula - Edição Maio 2018 | Página 23

ATUALIDADE

...........................................................

23

Foi dada a oportunidade à equipa britânica de repetir a atuação. Contudo, a equipa de SuRie decidiu não repetir pois estava “extremamente orgulhosa” da atuação.

“Não tive tempo para ter medo. De repente, ele estava ali e a segurança já o tinha agarrado. Fiquei sem microfone durante uns segundos, mas a canção continuou a tocar, as pessoas no público continuaram a cantar. Entretanto vi o microfone no chão e pensei: vou acabar de cantar a canção” disse a cantora no programa This Morning.

Atuações da Albânia e Irlanda censuradas na China

As atuações dos representantes da Albânia e da Irlanda foram censuradas na China pela televisão que detém os direitos de emissão, na primeira meia-final (8). A União Europeia da Radiodifusão, a organizadora do evento, cancelou o contrato com o canal chinês Mango Tv, interrompendo a transmissão do festival na China, pois “vai contra a linha de universalidade e inclusividade e a nossa tradição de defender diversidade”.

De acordo com o jornal chinês Global Times, não foram transmitidas as atuações da Albânia e da Irlanda e foram censuradas imagens das bandeiras LGBT que estavam no meio do público. A canção albanesa Mall não foi transmitida porque o cantor, Eugent Bushpepa, “tem tatuagens”. Por sua vez, a canção irlandesa Together de Ryan O’Shaughnessy não foi transmitida por descrever “uma relação homossexual”.

Segundo as regras de transmissão chinesas, os canais não podem transmitir conteúdos de “relações e comportamentos sexuais anormais, como incesto, sexo homossexual,

agressão sexual e violência sexual”. Para além destes, há também regulamentos quanto às “tatuagens, cultura hip-hop, sub-cultura e cultura decadente” que impediram estas imagens de serem transmitidas.

Salvador Sobral e Caetano Veloso

Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção de 2017, apresentou o seu novo tema “Mano a Mano”, acompanhado pelo pianista Júlio Resende.

Em seguida, veio o dueto de Salvador com Caetano Veloso. Juntos, interpretaram “Amar pelos Dois”, canção vencedora da edição de 2017.

© Reuters

«não foram transmitidas as atuações da Albânia e da Irlanda e foram censuradas imagens das bandeiras LGBT que estavam no meio do público»

agressão sexual e violência sexual”»