PoliticArs Único | Page 11

davi lima

Lágrimas de Anjos Sem Asas

Foi pintada em um grande muro ao lado do rio Main, na cidade alemã de Frankfurt, a imagem de um menino morto, o sírio Aylan Kurdi, o qual havia morrido numa praia turca e que acabou emocionando o mundo. Esta obra foi feita por dois grafiteiros, Justus Becker e Bobby Borderline.

Ao ponto de vista de Victor Chklovski, é muito comum que as pessoas estejam submetidas ao automatismo, a mercê de suas ignorâncias, reproduzindo ações e pensamentos sem refletir sobre eles, fator que faz parte da vida das pessoas, em todas as gerações. Devido a este, é frequente na vida de muitos o egocentrismo, a falta de sensibilidade diante de problemas alheios e, até mesmo, falta de senso crítico. Por isso, segundo o autor, a arte vem não apenas como um modo de apreciar do belo, mas também como um instrumento de romper com o automatismo, visando o objeto não mais como uma mera imagem, mas sim como algo singular – que faz com que o receptor enxergue o mundo de outras maneiras, como é o caso desta pintura, a qual foi feita num grande muro.

Ali, ela é mais que uma mera imagem, é um objeto com instrumento de despertar reflexão e comoção por parte daqueles que o apreciam, tendo esse objetivo de convidá-los a saírem do automatismo para que através da arte, como procedimento, passem a pensar. Seguindo essa lógica, percebe-se claramente a intenção dos pintores, pois segundo Lukács, todo artista tem sua concepção de mundo, sua totalidade, ou seja, quando ele produz uma obra, o mesmo quer passar uma mensagem, quer influenciar no pensamento do receptor, despertar um senso crítico neles

9