Plano de Ação e Orçamento 2024 | Page 2

MENSAGEM DO PRESIDENTE

MENSAGEM DO PRESIDENTE

“ Todos os vales serão aterrados , e todos os morros e montes serão aplanados ; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos , e as regiões montanhosas virarão planícies ”. ( Isaías40 )
Após o ‘ descalabro ’ orçamental de 2022 , registado em abril passado , aquando do encerramento das respetivas contas , com um saldo negativo superior a oitocentos mil euros , resultante das severas perturbações do contexto económico e social causados pela pandemia e pela guerra na Ucrânia , a construção do orçamento para 2023 constituiu , como então referi , um muito difícil exercício de adivinhação mas , ainda assim , com um saldo negativo significativo da ordem das seis centenas de milhares de euros .
A pandemia já lá vai , mas a guerra persiste e é agora acompanhada por uma outra no médio oriente , que se adivinhava curta , mas que já vai no seu terceiro mês e sem luz ao fundo do túnel , pelo que a gestão do ano corrente , para a qual foram tomadas medidas de contenção e poupança rígidas e duras , não se tornou um processo fácil , resultando até em algumas perturbações , de todos conhecidas e que não vale a pena aqui escalpelizar . De todo o modo , as coisas acabaram por correr melhor do que se antecipava , sob o ponto de vista económico . Com efeito , é já possível antecipar que as contas do ano corrente possam ser encerradas , se não em valor equilibrado , certamente muito menos negativas do que as previsões iniciais .
Neste contexto , o orçamento para 2024 foi relativamente mais fácil de construir , prevendose um saldo positivo , muito ligeiro , ainda assim mais otimista que os dos dois anos anteriores . Com base nas avaliações feitas , ao longo do ano , a ‘ atual ’ direção entendeu por bem fazer ajustamentos salariais que , em conjunto com as alterações associadas aos aumentos do salário mínimo e de outras tabelas salariais , acaba por abranger praticamente a totalidade dos colaboradores da CDC . Estes incrementos salariais não serão tão grandes quanto a maior parte , incluindo nós próprios , desejaríamos , mas é importante salientar que as despesas com os recursos humanos , sem alterar o número de colaboradores , amontam a mais de um milhão e meio de euros em relação ao ano transato , isto é um crescimento de 9,5 %. Penso que não pode deixar de considerar-se um esforço significativo . A despesa total com os recursos humanos representa agora 72 % do orçamento da instituição .
Importa salientar , também , que a positiva evolução orçamental , acima referida para este período de 3 anos ( 2022-2024 ), se deve , em boa parte , ao trabalho , dedicação e , porque não dizê-lo , sacrifício dos nossos colaboradores , a quem a Direção muito penhoradamente agradece e que estimula a continuar no interesse da Instituição e , acima de tudo , dos seus utentes , que são a nossa razão de ser . Vencemos três batalhas , mas a guerra ainda não está ganha . Temos que nos manter unidos , se quisermos ultrapassar mais este obstáculo . Não podemos esquecer-nos de que se o momento económico se afigura mais tranquilo , a situação social do País está ainda longe de caminhar para melhor .
Contamos com todos e com a ajuda de Deus neste caminho de humanidade e solidariedade
Coimbra , dezembro de 2023 Prof Doutor Manuel J Antunes
Página 1 de 52