Plano de Ação 2023 PA2023 | Page 2

MENSAGEM DO PRESIDENTE / APROVAÇÃO DO PLANO E ORÇAMENTO PARA 2023

MENSAGEM DO PRESIDENTE / APROVAÇÃO DO PLANO E ORÇAMENTO PARA 2023

Após a pandemia que condicionou os dois anos anteriores , o ano de 2022 , que se julgava de recuperação , acabou por ser fortemente afetado pela guerra na Ucrânia e as consequências que dela advieram para a economia global .
A Cáritas Diocesana de Coimbra foi também fortemente afetada pelo crescimento , muito acima da média , dos custos da energia e dos produtos alimentares , dois dos principais componentes do segmento de despesas do nosso orçamento . A terceira , e mais importante parcela das despesas , a dos recursos humanos , foi também significativamente influenciada pelo crescimento do salário mínimo e as correções que se entendeu fazer nos escalões salariais imediatamente acima daquele , de modo a evitar a sua incorporação no salário mínimo .
Por outro lado , as receitas foram significativamente influenciadas pela queda da procura de vários serviços , especialmente dos Centros de Dia , e pela deficiente compensação por parte dos departamentos de ação social do estado , com correções muito insuficientes para cobrirem o acréscimo dos custos . Daí resultará um encerramento de contas do ano transato , com sinal negativo ainda não completamente determinado nesta data .
Naturalmente , todos estes fatores condicionaram a construção do orçamento de 2023 , que faz parte deste documento . A total incapacidade de prever a evolução dos fatores económicos tornou a elaboração do documento fundamental , num processo de ‘ adivinhação ’, que certamente impactarão a gestão da Instituição , num processo que terá de ser de ‘ navegação à vista ’.
Mas o complexo procedimento de elaboração do orçamento permitiu a identificação de várias áreas , tanto no campo das despesas como no das receitas , onde poderá haver espaço para correções e melhorias . Esperemos que os fatores condicionantes , pandemia e guerra , evoluam no sentido favorável que todos desejamos e nos permitam chegar ao fim do ano com o coração mais leve do que o que começamos . Para o efeito , está já constituído um grupo de trabalho para o qual pedimos a colaboração de todos .
Nestas condições , torna-se evidente que vários projetos que haviam sido pensados e preliminarmente delineados , não poderão eventualmente ser concretizados durante este ano . Permito-me aqui sinalizar dois : a reformulação das carreiras profissionais e respetivos salários , resultante do relatório final de um grupo de trabalho especificamente constituído durante o primeiro semestre de 2022 ; e a criação e / ou ampliação de estruturas físicas de antigos e novos serviços de ação social da Cáritas , como a Residência de Treino e Autonomia ( RTA ) e o Lar de Jovens de Semide , ou a ERPI da Portela do Fojo . Naturalmente , será feito um acompanhamento permanente da evolução da execução deste orçamento , com a esperança de que uma melhoria da situação atual nos permita avançar nestes projetos .
Com a ajuda de Deus e a participação de todos os nossos colaboradores , continuaremos a construir um futuro mais humano e solidário .
Coimbra , dezembro de 2022 Prof Doutor Manuel J Antunes
Página 2 de 44