PET no Divã Dezembro 2014 | Page 5

AULA 3 - 23/09

5

Direitos Humanos

“Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo (...)”. Assim é iniciada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que prega a igualdade entre todos os indivíduos da raça humana, assim como seus direitos.

Composta por 30 artigos que envolvem os temas mais diversos, indo de igualdade à segurança, do direito de se transportar ao direito de ter uma nacionalidade, a Declaração Universal dos Direitos Humanos revela-se de extrema importância, uma vez que é usada para orientar a ética e a moral.

Dessa maneira, o professor doutor Ulisses Araújo orientou todos os grupos para que realizassem seu trabalho semestral baseados nos artigos dessa Declaração, trazendo para toda a sala, no fim do semestre, alguns problemas que até nos passam despercebidos, mas que, entretanto, não deviam ser aceitos de braços cruzados. Afinal, os Direitos Humanos existem exatamente para assegurar que nós tenhamos direitos iguais, e que sejam cumpridos pela sociedade e administrados pelas autoridades.

Amanda Sandoval