126 | 127 SOCIEDADE
TEMA
SOCIEDADE CIVIL ENGAJADA
23 milhões de alemães engajam-se nas horas livres em atividades filantrópicas e assumem responsabilidades na sociedade. O engajamento é muitas vezes de longo prazo, em média os voluntários trabalham 10 anos. Calculam-se 4,6 bilhões de horas de trabalho para esse trabalho voluntário. Junto com entidades filantrópicas, igrejas, cooperativas, organizações e empresas sem fins lucrativos e iniciativas privadas, os membros de 580 mil associações são o eixo do terceiro setor. Sociedade civil é o setor da sociedade não estatal e apartidário, engajado voluntária e publicamente em questões sociais e políticas.
Especialmente a importância das fundações vem tendo um crescimento contínuo. A Alemanha é um dos países com o maior número de fundações na Europa, mais de 20 mil fundações de direito civil, o tipo clássico dessas organizações. Desde a virada do século foram criadas 12.500 fundações de direito civil, mais da metade das fundações desse tipo existentes atualmente. A média atual é de 26 fundações por 100 mil habitantes. O capital de todas as fundações juntas é calculado em 70 bilhões de euros. Elas despendem 17 bilhões em atividades de utilidade pública, especialmente no setor social( 28,8 %), de educação, ciência e cultura. As cinco maiores fundações de acordo com os gastos são a Fundação Volkswagen, a Fundação Robert Bosch, a Fundação Bertelsmann, a Fundação Hans Böckler e o WWF da Alemanha.
As fundações comunitárias, nas quais diversos cidadãos e empresas assumem conjuntamente o papel de doadores para fomentar projetos locais e regionais, vêm crescendo em importância. As primeiras fundações desse tipo surgiram em 1996, em meados de 2015 já havia 275 fundações comunitárias reconhecidas pela Confederação Alemã de Fundações. O engajamento dos cidadãos teve um leve aumento nos últimos anos, passando das grandes associações para grupos menores, com organização própria, e para projetos alternados. Atualmente muitas pessoas estão engajadas voluntariamente em projetos locais de apoio a refugiados.
Engajamento em partidos, sindicatos e organizações não governamentais
Um tipo de participação de cárater mais estratégico e político é exercido em partidos, sindicatos e em organizações não governamentais. Essa via oferece ao voluntariado a possibilidade de uma intensa participação democrática. No entanto, as grandes organizações já estabelecidas contam com dificuldades crescentes para atrair voluntários.
Existe um potencial para o voluntariado sobretudo entre os jovens de 14 a 24 anos.