Pensante (Informação Estudantil) Maio/2017 | Page 19

19

A queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria são marcos que deram início a uma sociedade capitalista contemporânea. Tais fatos culminaram numa Nova Ordem Mundial e em novas formas de obtenção de poder e riquezas. Muitas potências ou grupos guerrilheiros têm usado de práticas como o terrorismo para governar, manipular e se destacarem entre outros povos.

Entretanto, o terrorismo não é algo recente. Segundo alguns estudiosos, ele tem início no século I d. C., quando um grupo de judeus , chamados de sicários (Homens de punhal), atacava cidadãos judeus e não judeus que eram considerados a favor do domínio romano. Apesar disso, o terrorismo passou a ser noticiado e veiculado intensivamente na mídia após o ataque a World Trade Center, em 11 de setembro de 2001 pelo grupo terrorista Al-Qaeda.

A imposição da repressão como forma de controle de um grupo ou um estado é palavra de ordem desses grupos terroristas. Seus produtos no mundo geralmente são os mais destrutivos aos demais crimes contra a humanidade. A aniquilação de vidas por um ideal ou a derrubada de um monumento em território inimigo são exemplos de suas ações.

A intensificação da divulgação dos atos terroristas por meio da mídia, realizados por grupos terroristas como Al-Qaeda e Estado Islâmico, tem sido um dos métodos utilizados por potências como os Estados Unidos para criar repúdio e aversão a tais grupos e ao mesmo tempo justificar ações antiterroristas destas.

Nos últimos meses, os Estados Unidos, vêm realizando diversos ataques a países envolvidos com o terrorismo. No mês de abril ocorreram ataques ao Afeganistão, onde 36 terroristas foram mortos, além do ataque a Síria que acabou por destruir a vida de civis.

Após o fim da Guerra Fria, Os Estados Unidos vem tentando se destacar nas relações sociais, políticas e econômicas, dessa forma passa a intervir direta e indiretamente em assuntos internacionais.