Depois desse evento , houve muitos outros , como o Dia da Beneficência , em que os estudantes recolheram fundos para caridade , e o Concerto Promenade . No entanto , o evento seguinte a que assisti foi o Cortejo Académico , que foi um desfile pela cidade , terminando na Praça dos Aliados . Os estudantes vestiram cartolas e bengalas da cor da sua faculdade ( a faculdade das Letras era azul , torci muito por eles !) e marcharam ao som de tambores e guitarras portuguesas tocadas pelos seus colegas . Este evento foi animado e alegre , o completo oposto da Monumental Serenata . Esta variação foi uma demonstração perfeita das múltiplas emoções sentidas quando se termina o curso universitário .
Embora houvesse muitos eventos como este ao longo do dia e da noite , um dos maiores eventos aconteceu ao fim da noite – o festival de música Queima das Fitas . Foi um evento mais moderno em relação aos tradicionais anteriores , mas nem por isso menos significativo . Por 10 € por noite , durante toda a semana , a comunidade de Porto pôde ver uma variedade de artistas portugueses e internacionais a atuar no Parque da Cidade , com comida e bebidas a preços ridiculamente baixos . Alguns dos artistas eram muito famosos ; na sexta-feira tivemos a oportunidade de ver os Two Door Cinema Club ! Por 10 €! O festival durou até tarde da noite , e os últimos a ficar foram os estudantes do último ano , gratos por terem uma das suas últimas noites juntos rodeados de música e alegria .
A semana da Queima das Fitas foi um dos meus eventos preferidos durante os cinco meses que passei na Universidade do Porto , e gostaria de ver como as outras universidades em Portugal a celebram também . Para qualquer estudante que esteja a pensar ir a Portugal no seu ano no estrangeiro , ou apenas para viajar , recomendo que vá durante o mês de maio para viver esta experiência !
Por Aimee Moura
50