Pathos: revista brasileira de práticas públicas e psicopatologia Volume 07 | Page 82

Neste sentido, a liberdade ao pleno exercício da sexualidade é também parte fundamental dos Direitos Humanos, portanto, deve ser observado como pauta importante a ser pensada pelas Agendas da ONU. Isso porque ao contrário de outras publicações, essas são organizadas em metas e ações com delimitação temporal, acompanhamento governamental e da sociedade civil. Os Estados-parte signatários são conclamados a apresentar nas Nações Unidas o andamento da tríade objetivo-meta-indicador, portanto, incluir a questão textualmente, expressa a problemática em perspectiva e pressiona os governos a dimensionarem os problemas em suas nações.

    Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), aprovados na 56ª. Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2001 foram desdobramentos da Cúpula do Milênio, cuja proposta era alcançar metas até 2015. Apesar dos esforços, a obtenção desses intentos foi menor que o almejado pelo documento, ainda assim os ODM foram meritórios, pois asseguraram progresso político e grande projeção mundial (Carvalho & Barcellos, 2014). Tal repercussão deve-se, provavelmente, ao fato de se tratar de documento comum cuja amplitude das pautas apontaram problemas sociais globais de diferentes áreas, o que realça o esforço das Nações Unidas em pontuar desafios relevantes para o mundo contemporâneo (Alves, 2015).

        De acordo com Manandhar, Hawkes,  Buse, Nosrati, e  Magara, (2018)  os objetivos devem ser articulados entre si para que surjam impactos positivos, pois a relação entre bem-estar e saúde, por exemplo, passa sobretudo, pela educação, habitação, justiça e respeito à vida.

Além disso, os ODM não se tratavam especificamente de pautas governamentais, tampouco estavam centrados na interferência econômica e hegemônica de um país sobre outro.  Outro aspecto importante é a chamada para a sociedade civil. A ONU reconhece que em muitas nações os Direitos Humanos não são parte da agenda política governamental e, por isso, o ativismo da sociedade civil é fortalecido. 

Σ

PATHOS / V. 07 n.01, 2021 81