Pathos: revista brasileira de práticas públicas e psicopatologia Volume 07 | Page 24

OBJETIVOS

O objetivo geral deste estudo foi o de identificar e avaliar as representações sociais de usuários da PrEP em relação ao tratamento. Como objetivos específicos:

▪         Analisar os discursos de usuários da PrEP em relação ao HIV e à AIDS;

 

▪         Avaliar de forma psicodinâmica os discursos apresentados, verificando os afetos implicados nas respostas apresentadas;

 

▪         Discutir o lugar social ocupado pela PrEP no cenário mais amplo do debate sobre IST pela perspectiva dos usuários;

 

▪         Avaliar a importância conferida ao tratamento com PrEP pelos participantes no contexto das relações afetivo/sexuais.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo qualiquantitativo que visa a “auto-expressão do pensamento ou opinião coletiva, respeitando-se a dupla condição qualitativa e quantitativa destes como objeto” (Lefèvre, Lefèvre, 2006, p.518). Segundo Lefèvre e Lefèvre (2010) citado por Medeiros (2014), ao agregar e combinar as vantagens da pesquisa qualitativa aos benefícios da quantitativa, é possível encontrar a melhor maneira de se avaliar devidamente a opinião coletiva. Ainda, para os autores, a metodologia qualiquantitativa permite descobrir o que pensa um coletivo sobre problemas que o afetam, bem como verificar o grau de compartilhamento dessas opiniões nos diversos grupos, como gênero, idade, classe social, entre outros.

Σ

PATHOS / V. 07, n.01, 2021 23