Pathos: revista brasileira de práticas públicas e psicopatologia 7º Volume | Page 62

Σ

PATHOS / V. 07, n.04, 2018 61

A música manteve-se presente na vida da criança e, atualmente, Gabriel conta com recursos mais arrojados para se relacionar com esta arte. Canta parte de letras, ou então finge cantar, imitando a entonação da música quando já é conhecida. Gabriel tem diversos instrumentos musicais infantis, dentre eles: corneta, apitos, pandeiro, piano, xilofone, gaita e uma guitarra de brinquedo com efeitos sonoros que imitam o instrumento real (este é seu preferido). Esse brinquedo conta com quatro cordas no corpo da guitarra que emitem som, alguns botões no lugar do que seriam o braço e o traste de uma guitarra verdadeira, sendo que cada botão emite um som diferente e ainda contém uma manivela na parte inferior do instrumento.

Outro instrumento utilizado pela criança é uma mistura de objeto que de fato compõem uma bateria atrelada à transformação de outros que ajudam a formar m uma bateria. Ou seja, o par de baquetas usado por Gabriel são objetos fabricados para a finalidade de tocar bateria, mas entregues para a criança brincar, para compor o restante da bateria, Gabriel organiza almofadas do sofá no chão. A disposição das almofadas tem certa variação, mas geralmente imitam a estrutura de uma bateria.

A criança também emprega o uso de um microfone, mas geralmente de maneira simbólica. Gabriel mantém uma de suas mãos fechadas diante de sua boca, fingindo segurar um microfone ou então coloca sua mão diante da boca de sua mãe, para que ela finja que está cantando.

Durante o brincar, a criança demonstra estar bastante à vontade com seus instrumentos musicais. Conta com a capacidade de manter-se focado em uma atividade específica, seja cantando, tocando bateria ou guitarra e, algumas vezes, brinca de tocar algum instrumento enquanto canta.