A aldeia
Meixedo
A aldeia que abraça a Casa D'Azenha é uma pequena e simpática aldeia onde os moradores acolhem os visitantes e se encarregam que estes se "sintam em casa".
RESENHA HISTÓRICA
Nas Inquirições de 1258, o couto do mosteiro de São Salvador da Torre abrangia, além da sua freguesia, as de Vila Mou, Lanheses, São João e São Cláudio de Nogueira, Meixedo e diversos casais em Afife, Carreço e Perre.
Na taxação das igrejas, em 1320, São Paio de Meixedo figura sob a designação de "Ameixheedo", com apenas 60 libras de rendimento anual. Por volta de 1520, o mosteiro de São Salvador da Torre, da Ordem de São Bento, tinha o direito de apresentação das igrejas de Serreleis, Vila Mou, Meixedo, Montaria, Amonde, São Maninho do Outeiro e metade da de Santa Marta e do mosteiro de São Cláudio.
Em 1546, no registo do rendimento anual das igrejas, benefícios e mosteiros da comarca de Valença do Minho, há referencia a São Paio de "Ameixedo".
Era-lhe anexa Santa Eulália de Orbacém, da Terra de Caminha, rendendo as duas em conjunto 50 mil réis.
O Censual de D. Frei Baltasar Limpo (1551-1580) refere que São Paio de Meixedo era na época da apresentação da mesa arcebispal.
Américo Costa descreve-a como uma abadia da apresentação da Mitra.
Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à de Viana do Castelo.
Fonte: Junta de freguesia de Meixedo