Panorama - Maio | 2013 Maio 2013 | Page 7

de meados de agosto e abrangerá todos os profissionais que têm endereço eletrônico“ gm. com”. Segundo Thiago Catanoso, gerente de Projetos do departamento de GMIT( General Motors Information Tecnology ou Tecnologia da Informação da General Motors), a idéia é que até dezembro os profissionais do mundo inteiro utilizem o Outlook em seus computadores.
Ele revela que essa alteração trará grandes benefícios.“ O Outlook é um mecanismo mais atualizado e apresenta maior riqueza de funções. Ele também integra importantes ferramentas de produtividade, como o Microsoft Office, Webex e Sharepoint. Esta decisão da GM Company não implicará somente a mudança do programa de e-mail, mas também o melhor gerenciamento da informação que transita pelos correios eletrônicos”, alega o gerente.
Alguns critérios foram decisivos para essa transição. Enquanto o Lotus Notes está desatualizado e é cada vez mais caro para se manter, o Outlook é mais estável, com maior riqueza de funções e é continuamente aprimorado. A nova plataforma de e-mail terá capacidade de armazenar 10 gigabytes de dados, diferentemente da atual, que é de 200 a 800 megabytes. Segundo Catanoso, o novo sistema de correio eletrônico garante que dados continuem armazenados de maneira mais segura.
Todos os empregados precisarão de um treinamento para se adaptar à nova ferramenta. No mês da mudança, eles receberão e-mails explicando os procedimentos da transição. Emília Piagentini, coordenadora de GMIT da GM América do Sul, comenta como os empregados deverão agir:“ Os comunicados serão encaminhados a partir de julho e os treinamentos serão online, com vídeos instrutivos, guias de utilização para os usuários e dicas”. Todas as ferramentas de comunicação interna da GM, como Socrates e Mensagens das Lideranças, levarão informações adicionais sobre a migração aos empregados.
Após conhecer detalhes do Outlook e fazer os treinamentos, o profissional da GM estará apto a passar do Lotus Notes para o Outlook. Por meio de um e-mail, o empregado será informado do dia exato em que a substituição será feita em seu computador. Este procedimento dura cerca de oito horas. Catanoso esclarece que a conversão será iniciada ao final do expediente, para que no dia seguinte a nova ferramenta de correio eletrônico já esteja pronta para uso.
A sincronização das informações será feita automaticamente, com e- mails, calendários e contatos transferidos para o Outlook. O gerente aconselha otimizar a caixa de e-mail e calendário, eliminando itens desnecessários para, assim, agilizar o procedimento migratório. " É fundamental que seja feita uma‘ limpeza’ da caixa de entrada. Assim, o processo será mais rápido e eficaz ", salienta Catanoso.
Os arquivamentos locais do Lotus Notes, chamados de " Archives ", poderão ser movidos para o Outlook. Um portal de migração, o " Ingestion Portal ", será disponibilizado durante o período de transferência. Esta ferramenta tem o objetivo de migrar os arquivos locais de e-mail que o usuário deseja manter.
No Outlook, assim como no Lotus Notes, correspondências eletrônicas serão automaticamente apagadas a cada 60 dias e sem aviso prévio. A não ser que o profissional marque as mensagens que deverão ser guardadas, as quais serão armazenadas por até três anos. Maiores informações e treinamentos relativos a este tema estarão disponíveis no portal de suporte oulook. support. gm. com
Algumas ferramentas existentes no Lotus Notes serão mantidas na fase de migração. Os profissionais que quiserem atenção especial para os aplicativos que utilizam ou gerenciam devem entrar em contato com seus respectivos Information Owners ou IT Coordinators. Para maiores informações e contato, devem acessar outlook. support. gm. com.
MAIO DE 2013 7 ]