Palavras&Cª Junho 2021 Nº 12-2ª série | Page 2

EDITORIAL

EDITORIAL

Volvido que está um ano desta dolorosa experiência que o SARS-CoV nos trouxe , o balanço que fazemos é o de um crescimento forçado e sofrido , qual criança privada dos seus pertences mais valiosos , neste caso concreto a nossa liberdade . Mas , a adversidade obriga-nos a uma inevitável adaptação e melhoria contínuas . Não podemos ficar presos ao passado e ao “ costumávamos fazer assim ”, pois quando aceitamos a realidade , estamos a dar um passo em frente . Não têm sido tempos fáceis , ao invés , temos enfrentado tempos de dor e dificuldade , e são as contrariedades que geram pessoas fortes e resilientes e pessoas fortes estarão aptas a grandes feitos .
Juntos fazemos acontecer é o lema da missão que nos propomos desenvolver na EPDRAC . Acreditamos que o nosso projeto traduz que a união pode marcar a diferença e garantir que a nossa escola continuará comprometida com a valorização do seu papel enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos , competências e valores , prestando um serviço público eficaz e aberto à comunidade .
Esta missão só poderá ser concretizada com a implementação de estratégias que conduzam à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem , tendo sempre como meta um ensino exigente , rigoroso e de qualidade , salvaguardando as necessidades e interesses dos alunos . A flexibilidade no desenvolvimento do currículo constitui , por isso , um instrumento para explorar formas diferentes de organizar o tempo , possibilitando trabalho de diferenciação pedagógica , de natureza interdisciplinar , desenvolvimento de projetos , aprofundamento dos conhecimentos adquiridos , alternância de aulas e trabalho em equipas pedagógicas .
Apesar de estarmos inseridos numa zona rural e de baixa densidade , esta é uma realidade que tem jogado a nosso favor , pois propicianos o desenvolvimento de projetos que abrangem os setores agrícola , pecuário e turístico , enquanto oportunidade profissional de futuro , com o intuito de formar técnicos altamente qualificados , dedicados e que gostam de se superar , que apresentem espírito de iniciativa e capacidade empreendedora capaz de dar resposta às exigências do mercado de trabalho . Neste sentido , a equipa da EPDRAC está a desenvolver , entre outros , três projetos inovadores que constam da implementação de um Centro de Testagem e Performance de Raças Autóctones e Exóticas de Pequenos Ruminantes , um Centro de Recuperação e Reprodução da Raça Autóctone Peru Preto Português , da qual somos detentores do livro da raça , e um Centro Tecnológico de Reprodução e Colheita de Sémen de Ovinos e Caprinos . A estes projetos acrescem os habituais concursos equestres que tanto nos caracterizam e que são a bandeira da escola .
No entanto , para melhor se perceber o que somos e o que fazemos , nada melhor que partir numa aventura e vir à descoberta do Alentejo , de Alter do Chão , da Coudelaria de Alter e terminar na nossa escola . São todos bem-vindos !
Vera Tita , Diretora da EPDRAC
PARLAMENTO DOS JOVENS
O tema do Parlamento dos Jovens 2019 / 21 foi a Violência doméstica e no namoro , e a sessão distrital online ocorreu a 9 de Março . A EPDRAC participou com a Lorena Santos , a Luana Fontoura , a Maria Bastos e a Mariana Pereira , do 12 º A , a Inês Nunes e o João Parente , do 12 º B . Apesar de a sessão ter decorrido durante o confinamento , nem por isso os nossos alunos deixaram de preparar conscienciosamente a sua intervenção , e é de destacar a boa participação / representação . A atividade foi preparada em equipa pela Biblioteca Escolar e por docentes das disciplinas de Área de Integração , Inglês e do POS . Duas das propostas da EPDRAC foram escolhidas para discussão na Sessão Nacional .
ATIVIDADES DA / COM A BIBLIOTECA
CON . RAÍZES
Este ano letivo vão realizar-se duas edições do projeto interconcelhio das Bibliotecas Escolares do Norte Alentejano , o con . raízes : a de 2019- 20 , adiada para este ano devido à pandemia , e a de 2020-2021 , que ainda vai realizar-se este mês de Junho . Também devido à pandemia , serão ambas online , com organização das professoras das bibliotecas de Castelo de Vide e de Marvão , respetivamente . Os temas , O Sagrado e o Profano , Ritos e Tradições no Norte Alentejano , e O património natural - percursos pedestres , foram trabalhados com as turmas dos cursos de Turismo , ATE e TTAR 2019-22 , que participaram com muito empenho e profissionalismo , e em parceria com outros professores dessas turmas : Fernanda Veiga , Carla Nascimento , Márcia Oliveira , Sandra Campino , Sandra Ferreira , Rita Bilé e Sérgio Godinho , cujo apoio foi verdadeiramente fundamental na edição 20-21 , e da psicóloga Beatriz Pinto .
MENTORIAS
Os programas de mentoria têm vindo a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos , quer a nível académico , quer a nível profissional .
Um programa de mentoria procura que o mentor guie e aconselhe um mentorando , num ambiente de interajuda , e visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos .
Na EPDRAC , a Professora Bibliotecária , Dora Lobo , dinamizou o programa ao longo letivo . Participaram como mentoras 3 alunas do 12 º A , a Lorena Santos , a Luana Fontoura e Maria Bastos e 4 alunos do 12 º B , a Ana Conchinha , o David Reia , a Constança Pereira e a Marta Barreta ; quiseram ser mentorandos 4 alunos de cada uma dessas turmas .
A experiência tem decorrido da melhor forma possível , com bons resultados . Os participantes assumiram os seus papeis com sentido de responsabilidade e entreajuda .
É de repetir !
Palavras & C ª Página 2
Direção : EPDRAC Grafismo e composição : Biblioteca EPDRAC / TC Redatores : docentes , alunos e Biblioteca EPDRAC Impressão : EPDRAC e CMAC