9
REVISTA OXENTE!
Ago 2017
AS MENINAS DO BRASIL
POR ELIANA KERTÉSZ
Etiam ac sed. Distinctio pellentesque justo faucibus in augue. Dolor tenetur turpis. Maecenas rutrum iaculis.
“As Meninas do Brasil”, mais conhecidas como “As Gordinhas de Ondina”, recebeu este titulo devido a uma musica de Moraes Moreira e Fausto Nilo. Este monumento fica localizado na cidade de Salvador, no bairro de Ondina.
Feito pela artista plástica Eliana Kertész, esta obra representa três mulheres, as quais honram as três raças brasileiras: negra, branca e indígena. Cada uma posicionada para seu país de origem: Damiana para a África, Mariana para Portugal e Catarina para o interior do Brasil
Desde dezembro de 2004, este monumento está exposto no bairro. São esculturas gordas, volumosas e rechonchudas, sendo as características principais da artista.
Feitas de bronze, pesando aproximadamente 1 tonelada e tendo 3 metros de altura. Em 2011, elas entraram num processo de restauração devido a ação de vândalos e do tempo. “As Meninas do Brasil” é um monumento que já virou cartão postal dos soteropolitanos.
Eliana Kertész
Um pouco mais sobre a artista
"Deus me faça brasileiro, criador e criatura
Um documento da raça pela graça da mistura
Do meu corpo em movimento, as três graças do Brasil"
Todas as suas criações de Eliana Kertész são mulheres gordas, fugindo totalmente dos padrões de corpo e beleza estabelecidos atualmente na nossa sociedade. Salvador é uma das mais de quatro cidades do país a ter esculturas da artista expostas em suas ruas.
Ex-vereadora de Salvador, Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész, morreu em 26 de março de 2017, em Salvador, aos 71 anos de idade. Ela lutava contra um câncer.
® Divulgação