OXENTE! Revista OXENTE! Revista | Page 6

Ago 2017

REVISTA OXENTE!

6

MORRO DO CRISTO

FAROL DA BARRA

O Monumento ao Cristo Nosso Senhor, mais conhecido como Cristo Salvador, foi oficialmente tombado pela Prefeitura em 29 de março, em homenagem aos 468 anos de Salvador.

A bela escultura do Cristo Redentor, localizada no Morro do Cristo, na Barra, foi esculpida em mármore de Carrara pelo artista italiano Pasquale De Chirico. Tem sete metros de altura, com pedestal. Pasquale De Chirico (1873-1943), chegou em Salvador, em 1903. É o autor de vários monumentos importantes da Cidade, como o de Castro Alves e o do Conde dos Arcos.

Jesus Cristo tem tudo a ver com a Cidade que leva um de seus nomes: Salvador. Também a primeira diocese do Brasil foi criada na Cidade com o nome de São Salvador da Bahia. A primeira capital e primeira cidade do Brasil foi fundada, em 1549, com o nome de Cidade do Salvador.

O Monumento a Jesus - o Salvador (como inscrito em sua placa original), foi inaugurado em 24 de dezembro de 1920, cerca de onze anos antes do Cristo do Rio de Janeiro.

dezembro de 1920, cerca de onze anos antes do Cristo do Rio de Janeiro. Foi instalado inicialmente em um morro próximo, onde funciona hoje a Prefeitura da Aeronáutica. Em 1967, foi transferido para o Morro do Cristo atual.

O Carnaval de Salvador, ou imprecisamente Carnaval da Bahia, é uma festa popular de rua que é organizada anualmente em Salvador, no estado brasileiro da Bahia. Carnaval de Salvador começa seis dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Está espalhado por sete circuitos e 12 bairros soteropolitanos com apresentações musicais e desfiles de blocos carnavalescos, como também há espaço para bailinhos, música eletrônica, palco do rock. Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o circuito Dodô/Barra Ondina liga as praias da Barra e Ondina. O visual das praias atrai milhares de foliões.

SOBRE O CARNAVAL

Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o circuito Dodô/Barra Ondina liga as praias da Barra e Ondina. O visual das praias atrai milhares de foliões.

Em 1501, durante a primeira expedição exploradora à América Lusitana, os portugueses aportaram na Barra, negociaram com os índios e instalaram seu padrão de posse no local.

Era dia de Todos os Santos e batizaram, com esse nome, a grande baía.

És grandiosa, bela com todos os encantos. Baía de Todos os Santos.