Ago 2017
REVISTA OXENTE!
3
PRAÇA DA PIEDADE
GRADIL DE CARYBÉ
A praça está implantada próximo ao local onde, em época colonial, havia um dos portões que se rasgavam nas muralhas da então Capital do Estado do Brasil. A origem do nome se explica pelo seu uso. Era o local onde presos seriam executados, como foi o caso dos organizadores da Revolta dos Alfaiates, em 1799. condenados à forca eram levados a pé do Paço Municipal, onde ficava a cadeia, passavam pela Rua Carlos Gomes até chegar à Rua da Forca. Até hoje a rua que fica em frente à entrada principal da Piedade, guarda esse nome.
.
O chafariz foi substituído por uma fonte luminosa vinda da França. As esculturas contidas na fonte são do francês Mathurin Moreau, forjadas na Fonderie d'Art de Val d'Osne. E o atual gradil, criado pelo artista plástico Carybé no final dos anos 90, continua intacto.
Atualmente a praça está sendo alvo de vândalos.
Os condenados à forca eram levados a pé do Paço Municipal, onde ficava a cadeia, passavam pela Rua Carlos Gomes até chegar à Rua da Forca. No final do século XIX, o largo deu origem a um jardim e, um século depois, era transformado em uma das principais praças da cidade, em homenagem aos mártires inconfidentes. chafariz foi substituído por uma fonte luminosa vinda da França.