Outro lado da moeda 03 Jun. 2015 | Page 2

Saúde

"Maecenas ipsum purus ultricies ut hendrerit ac, imperdiet et lectus.Nula facilisi."

Vegetarianos têm falta de cálcio

Mito. Ao retirar os laticínios da dieta, é fundamental manter as fontes vegetais mais ricas em cálcio, algo comum entre intolerantes à lactose, e optar por leites vegetais enriquecidos.

Substituir a carne é impossível.

Mito. Os nutrientes da carne são encontrados em vegetais, principal­mente em leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico, fava e soja) que fornecem proteínas, ferro e zinco.

A proteína vegetal é diferente da animal

Verdade. A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. As vegetais podem ser iguais ou melhores do que as animais. Alguns alimentos apresentam teor baixo de um ou mais aminoácidos específicos, por este motivo a importância da boa combinação.

Vegetarianismo

Mitos e verdades:

Esportes de alto rendimento não devem ser feitos por vegetarianos

Mito. Dependendo da intensidade do esporte, o nutricionista indicará a melhor dieta. Para o esportista, a alimentação deve ser variada: cereais integrais, legu­minosas, verduras, legumes, semen­tes e oleaginosas. O consumo deve ser equili­brado e acompanhado por profissional.

Vegetarianos sempre precisam tomar vitamina

Verdade. Todos os produtos de origem animal são substituíveis, exceto a vitamina B12, o único nutriente que pode estar ausente na dieta vegeta­riana estrita e que precisa de suple­mentação, de preferência via oral e com acompanhamento especializado.

Fontes: Ricardo Laurino, coordenador da Sociedade Vegetariana Brasileira – Grupo Curitiba, Paula Gandin, nutricionista especializada em nutrição funcional e esportiva, Ana Ceregatti, nutricionista, Julio César Navarro, cardiologista do Instituto do Coração do HC/SP e Eric Slywitch, médico nutrologista.