Optometria, uma ciência em foco 1° Edição | Page 28

artigo de revisão

artigo de revisão

DIPLOPIA : O BÁSICO QUE PRECISAMOS SABER Por Danilo F . Viana

conceito de visão binocular , mesmo nos

Otempos hodiernos , con nua avançando em estudos projetados para uma área da visão e processamento de informações visuais importantes tanto a nível clinico quanto nas ciências básicas . Diversos fatores fisiológicos e neurolõgicos estão envolvidos com a visão binocular , e na mesma proporção muitas disfunções podem impedir o funcionamento pleno da mesma .

A diplopia é um sintoma de um grupo de possibilidades de disfunções , que pode ser definida como visão subje va de duas imagens de um mesmo objeto . É uma condição patológica onde as imagens que são percebidas pelo olho direito e olho esquerdo não são processadas no cérebro , para formar o entendimento de uma única imagem espacial . Este po de sintoma é um alerta que merece espaço de relevância clinica , tanto na preocupação da descoberta de suas causas , quanto no empenho de uma possível resolução / amenização do problema .
A falta de assimilação de imagens colhidas por um ou ambos os olhos , também pode gerar percepção de múl plas imagens anômalas de um mesmo ponto de interesse , a exemplo da triplopia , que acontece quando existe diplopia monocular ou poliopia que normalmente tem explicações neurológicas .
Fig . 1 . Demonstração da diplopia binocular
AVALIAÇÃO DA DIPLOPIA BINOCULAR
Paralisias de músculos extraoculares são as principais causas de diplopia binocular , sendo que a causa mais comum da neuropática craniana óculo-motora isolada ( III , IV e VI par ) é a isquemia microvascular , sobretudo para paralisias de III e VI par ou traumática em casos de paralisia de IV par .
Optometria , uma ciência em foco . 28