ONDA DIGITAL - SURF & SUP Life Style N°1 | Page 55

Pipa, o Paraíso do Surf

São vários os motivos que fazem com que umas férias em Pipa se tornem simplesmente as melhores férias da sua vida! Além das praias paradisíacas com piscinas naturais, da presença constante de golfinhos e tartarugas, da famosa oferta gastronômica, e da agitada animação noturna, Pipa reúne condições ótimas para a prática do surf, oferecendo vários picos de ondas solitárias, com ondulações extensas e perfeitas durante o ano todo.

Nesta primeira matéria sobre este esporte adrenalizante, que cativa cada vez mais pessoas do mundo inteiro e de todas as idades, iremos procurar esclarecer um pouco sobre a previsão e qualidade de ondas. Antes de mais, é interessante entender como as ondas se formam. Para que se forme uma onda, é necessário que haja uma perturbação na superfície da água ou abaixo dela. Geralmente, elas são criadas pela ação do vento na superfície dos oceanos com grande tamanho ou grande elevação dentro de “zonas de geração”, região onde ocorre a formação de tempestade. Quando isso ocorre, a turbulência destas “tempestades” impulsiona a superfície, gerando grandes ondulações que se propagam e podem viajar por longas distâncias. Estas ondulações vão aumentando de tamanho conforme chegam aos

bancos de areia ou lajes, quebrando nessas zonas mais rasas . Dependendo da qualidade da bancada, elas quebram grandes e perfeitas, podendo formar até tubos e extensas ondas.

Lembrando que, para entender sobre a previsão de ondas, é preciso levar em consideração um conjunto de fatores que tendem a ser muito variáveis, como por exemplo, a intensidade do swell, a estação do ano, o horário de transição da maré, a presença de direções de ventos opostos, e a intensidade do vento.

Os ventos sul e oeste são ventos das estações frias, outono e inverno, e os ventos dos quadrantes norte, nordeste e leste são os ventos das estações quentes, primavera e verão. O surf não depende apenas do vento, mas da ondulação e intensidade do swell. As melhores ondulações para a Pipa são de norte, nordeste, sul, este ou leste, que proporcionam as ondas com melhor qualidade, em estações como inverno e verão. O vento considerado bom fica abaixo dos 10 nós. O período das ondas, quanto mais largo melhor, para que as ondas viajem em boa qualidade.

Pipa é realmente um paraíso, sendo privilegiada por natureza com suas praias expostas em ângulos que facilitam a entrada de ondulações, que variam entre 2 & 6 pés, em ótima formação. Aqui fica fácil de encontrar a melhor opção para o surf devido a todas as praias terem bons picos, onde é possível encontrar uma variação enorme com ondas completamente diferentes. É ótimo para surfista de alta performance que tendem a adaptar-se às climáticas ondas.

As praias mais frequentadas são as praias do Amor (Afogados), Lajão, Abacateiro (centro)., Para os iniciantes e intermédios, é sugerida Praia do Madeiro e Golfinhos, que se tornam um verdadeiro parque de diversão com pequenas e extensas ondas, que proporcionam a permanência em pé durante alguns segundos, dando tempo para praticar toda a instrução adquirida com os profissionais da área.

Estamos agora entrando na temporada do Lajão, onde os próximos Swells costumam proporcionar boas ondulações. O Lajão funciona com swell de Norte ou de Nordeste, acima de 1.5 m de altura, em alto mar, dando ondas de 3 a 6 pés, dependendo da intensidade do swell e da maré. O vento ideal é vento sul ou sudeste abaixo de 10 nós.