Composição do foguete de Garrafa PET:
Riscos ao lançar o foguete e como preveni-los:
O lançamento do foguete deve conter medidas de segurança, com o intuito de evitar acidentes. Caso não sejam adotados todos os cuidados necessários, pode comprometer a integridade física dos envolvidos no experimento, como também outras pessoas que estejam no raio de alcance do mesmo, visto que o projétil pode alcançá-los.
Sem o paraquedas, o foguete pode cair machucar alguém devido a força de impacto, também se estiver próximo de carros pode amassá-los, também pode quebrar um telhado, ou também danificar uma cerca elétrica, ou a fiação elétrica.
Tendo em vista todos esses riscos, e imaginando que o maior risco seria violar a integridade física dos envolvidos, o grupo resolveu elaborar formas de minimizar ou até mesmo tornar nula a possibilidade de um acidente dessas proporções.
Tomando como base os fatores acima, o grupo implantou ao foguete um paraquedas simples, que abrirá enquanto o foguete estivesse retornando ao solo, para que assim, o pouso se tornasse suave e sem perigos.
Já para o projétil não danificar nenhum bem material, todos concluíram que o foguete deveria ser lançado em uma área onde não houvesse nenhum “alvo” próximo como: fiações, cercas elétricas, automóveis, e outros bens.
5