Olhar Científico - Um universo de Conhecimento Olhar Científico - Um universo de conhecimento. | Page 22

A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km. A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos. O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água. Esse corpo celeste é visto da Terra e exibe várias fases, mesmo assim expõe sempre a mesma face. O tempo gasto para realização do movimento de rotação é o mesmo para o de translação. No movimento de rotação a

lua gira em torno de si mesma, sendo necessários 27 dias e 7 horas (tempo igualmente gasto para o movimento de translação – deslocamento em torno do Sol). A face da Lua iluminada apresenta uma temperatura de aproximadamente 127ºC, enquanto que a face não iluminada gira em torno de – 170ºC. Ao contrário do planeta Terra, a Lua não possui atmosfera. A superfície lunar permanece ilesa por milhões de anos, exceto as crateras causadas pelas colisões de meteoritos.

Diante de tanta beleza, surge a pergunta: do que é feita a Lua? Várias suposições já surgiram sobre esse assunto, como por exemplo, que a Lua é produto da condensação de uma porção grandiosa de gases que foram capturados pela força gravitacional da Terra. Em se tratando da composição da Lua, esta já foi comprovada por meio de amostras retiradas do espaço da década de 60. A análise de tais amostras revelou a presença de basalto (componente de rochas), o que evidencia se tratar de uma rocha vulcânica como as encontradas aqui na Terra. O basalto, por sua vez, é composto pelos elementos: ferro, alumínio, magnésio e silício. Assim como a Terra, a Lua se subdivide em três partes: crosta, manto e núcleo, embora com apenas uma diferença – na Lua, em virtude de um maior resfriamento, a crosta é bem dura.

Vivemos no planeta Terra o qual orbita no sistema solar, contudo a partir de pesquisas foi possível compreender que a sociedade, ao contrário do planeta em que vivemos, gira em torno da lua, um satélite natural. De acordo com um estudo feito pela revista Current Biology, a lua cheia pode afetar no ciclo circadiano, já que a evolução das espécies ocorreu seguindo os ciclos da lua. A ciência tem provado efeitos da lua cheia em animais, mas ainda existem sérias dúvida com relação ao homem. Segundo as tradições, a lua cheia é capaz de atrair o parto e o ciclo menstrual nas mulheres. Algumas lendas populares também estão ligadas à lua cheia como: a licantropia e as sereias. No passado, pensava-se que a epilepsia era desencadeada pela lua cheia. A ciência investigou o fenômeno e identificou um efeito direto da luminosidade, e não da lua, sobre a possiblidade da ocorrência de convulsões.

Como foi visto, a lua pode influenciar em diversas coisas no nosso cotidiano, inclusive nos signos, de forma que as casas astrológicas são divididas em cada região do céu, estabelecidas a partir do local e a hora do nascimento de cada pessoa, elas são divididas em 12 casas, cada uma delas representando um aspecto da vida, a quarta casa é a lua, no mapa astral ela é responsável pela nossa receptividade, pela nossa imaginação, por nossa sensibilidade, pelas nossas reações, hábitos e memórias, pela forma como nos adaptamos ao meio-ambiente e expressamos nossas emoções.

Cada fase da lua também pode influenciar na hora de cortar as madeixas. Cortar o cabelo durante a Lua Nova fortalece a raiz com que os fios fiquem mais maleáveis, pois há uma renovação e revitalização do cabelo. Lua Crescente: Nesta Lua, é mais indicado cortar as pontas do cabelo, para ter um crescimento rápido e com bastante brilho. Lua Cheia: Se quiser que seu cabelo fique mais volumoso, esta é a hora certa para aparar os fios. Isso porque cortar o cabelo na Lua Cheia faz com que ele fique mais grosso e resistente a tratamentos químicos. Lua Minguante: Ótimo para quando há queda no cabelo ou quando o cabelo está fraco.

Dependendo da posição dos da lua e do sol em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares. Quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados – ou, como dizem os astrônomos, em posição ou conjunção-, a atração gravitacional dois últimos se soma, ampliando seu efeito na massa marítima. Por outro lado, quando as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, quase não há diferença entre maré alta e baixa. Mas esse jogo de forças não é igual em toda parte, porque o contorno da costa e as dimensões do fundo do mar também alteram as dimensões marítimas.

Satélite natural que influencia a vida dos seres vivos e elementos da natureza, assim tem sido a lua, que é objeto de estudo do homem durante várias gerações e hoje influência na sua cultura, costumes, alimentação e até no calendário.

O avanço da astronomia fez com que os homens pudessem, enfim, saber o que é mito e verdade a respeito dela, porém, ainda há crenças que estão emprenhados na nossa cultura e da forma que os astrônomos contradizem-nos, estes ainda continuam sendo realizados.

O satélite natural da terra atua sobre o volume e o refluxo dos líquidos e das águas existentes em nosso planeta, influenciando nas marés, onde os pescadores realizam suas pescas a noite quando o mar está “para peixe”. Além de controlar o interior dos vegetais influenciando na fertilidade do solo. Uma das muitas superstições existentes é sobre a lua de sangue, dizendo que ela traz desastres naturais, mas especialistas afirmam que os desastres não são justificados com o aparecimento desta lua, essa cor avermelhada é apenas o reflexo da luz que a Terra espelha a ela.

Hoje, ocorrem no mundo todo, festas para adorá-la como o Festival da Lua na China que atraem um grande número de pessoas para vê-la, existem, também, deusas Selene e Diana e ainda lendas do escritor Luís Câmara Cascudo a respeito da lua.

Como foi visto no decorrer das pesquisas, a lua é um fenômeno que exerce muita influência sobre o que há na Terra e está havendo estudos científicos para comprovem tudo o que certamente é influenciado.

20

Influência da Lua na cultura humana

Primeira pegada humana deixada na lua durante a missão Apollo 11.