Resumo:
O trabalho a seguir visa aprimorar e enriquecer o conhecimento do grupo, leitores interessados e demais alunos do Colégio Nossa Senhora Das Neves, com relação ao estudo da holografia, de modo que estaremos no decorrer deste artigo cientifico levando o leitor a diversas descobertas e curiosidades sobre os hologramas.
Introdução:
Viemos por meio do presente trabalho referente ao NAE de Língua Portuguesa, relatar um pouco sobre o estudo dos hologramas, e mediar determinados conhecimentos relacionados à área da holografia, tratando de um tema extremamente interessante e atual, buscando contribuir cada vez mais com a aprendizagem do leitor.
Desenvolvimento:
Vivemos em uma era, onde a fotografia é algo presente na maioria dos nossos momentos do cotidiano e tem como objetivo gravar e reproduzir ocasiões que vivemos e queremos registrar. Diante de métodos diferenciados para a resolução de uma fotografia, poucas pessoas fazem ideia de uma técnica que tem como finalidade registrar padrões de interferência de luz e reproduzir imagem em três dimensões, mais conhecida como holograma.
Os hologramas são registros de objetos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objetos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registrar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registram também a fase da radiação luminosa proveniente do objeto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objeto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional.
A holografia é usada em várias coisas, pondo em destaque as transmissões feitas de pessoas que já morreram em show e também o cinema 3D, onde mostra a imagem em três dimensões que são: altura, profundidade e largura.
A construção de um holograma necessita de uma fonte de luz laser para a iluminação do objeto que se pretende registrar. Hoje em dia, técnicas de projeção de imagem através de écrans de cristais líquidos ou matrizes de micro-espelhos com dimensões muito reduzidas, permitem a preparação por meios informáticos de objetos e assim fazer hologramas desses objetos que não existem fisicamente. A luz proveniente do laser é dividida em dois feixes, sendo um dos feixes (feixe objeto), utilizado para iluminar o objeto.
Curiosidades:
- No começo do ano, em um dos maiores festivais de música alternativa do mundo, a tecnologia trouxe de volta aos palcos um rapper americano assassinado em 1996. Através da holografia, Tupac Shakur participou do espetáculo ao lado de Snoop Dogg. Surpresos, claro, os fãs foram ao delírio.
- Cinco anos depois de sua morte, Michael Jackson eletrizou no domingo (18) à noite o público do Billboard Music Awards em Las Vegas, ao "ressuscitar" na forma de holograma para interpretar uma das canções de seu último álbum póstumo.
- O uso de hologramas em shows também foi feito no Brasil com intuito de homenagear alguns astros da MPB tais como, Cazuza, Renato Russo,...
16
Holograma