Olhar Científico - Um universo de Conhecimento Olhar Científico - Um universo de conhecimento. | Page 15

Limpeza

Como tudo pode simplesmente sair voando, os astronautas precisam ser altamente organizados se quiserem manter o mínimo de higiene. Para isso todo lixo é instantemente guardado e a espaçonave é limpa com panos umedecidos com frequência.

Efeitos da microgravidade no corpo humano

1.A altura pode aumentar

A coluna vertebral, livre da atração constante da Terra, imediatamente começa a se endireitar. Isto pode adicionar até 5,7 centímetros na altura de uma pessoa. Os órgãos internos se deslocam para cima no interior do tronco, o que diminui a medida da cintura em vários centímetros.

2.Pernas de frango

Uma vez que a gravidade é removida, os poderosos músculos das pernas (que empurram o sangue para cima, contra a gravidade) continuam a forçar o sangue e outros fluidos para a parte superior do corpo. Essa nova distribuição de líquidos faz com que o tronco inche consideravelmente, ao mesmo tempo em que deixa as pernas perceptivelmente menores. A NASA brinca ao chamar esse fenômeno de “pernas de frango”.

3.Síndrome de adaptação ao espaço

Essa curiosa síndrome se resume a dois ou três dias de uma doença horrível que começa quando a gravidade desaparece. Cerca de 80% de todas as pessoas que se aventuram no espaço sofrem com ela. Uma vez que o corpo não pesa nada em ambiente de microgravidade, o cérebro fica confuso. O órgão lida com isso simplesmente deixando a pessoa terrivelmente doente. Os sintomas podem incluir tudo, desde náuseas e ligeiro desconforto a vômitos incontroláveis e terríveis alucinações. Embora a medicação comum contra enjoo possa auxiliar, geralmente é preferível que o organismo se ajuste naturalmente.

13

"Lixeira" dos astronautas