Olhar Científico - Um universo de Conhecimento Olhar Científico - Um universo de conhecimento. | Page 11

Introdução

Em busca de explorar e descobrir mais sobre o imenso universo em que habitam os seres humanos, ultrapassando as fronteiras da atmosfera que envolve o planeta Terra, os cientistas especializados nessa área desenvolveram estratégias de como sobreviver a gravidade zero e os outros desafios propostos por uma missão espacial. Contudo, não foi fácil fazer com que o homem fosse em direção ao espaço.

Pesquisas, descobertas e análises foram necessárias para descobrir como comer, dormir, defecar, tomar banho e amenizar os efeitos causados no corpo humano com uma mudança repentina de gravidade. Portanto, iremos explicar e aprofundar quais foram as estratégias desenvolvidas ao longo do tempo por esses estudiosos para tornar possível a visita a outros lugares além da órbita terrestre.

A grande busca pelo domínio do espaço teve seu início no contexto da Guerra Fria, conflito ideológico entre capitalismo (representado pelos Estados Unidos) e socialismo (União Soviética). Nesse período, começou a Corrida Espacial, em que as duas potências disputavam para justificar a superioridade tecnológica e ideológica de cada parte. Após o envio de satélites na órbita terrestre, uma cadela ao espaço e, finalmente, o homem à Lua, a disputa finalizou-se deixando uma rica herança para o desenvolvimento da educação e para conquistas tecnológicas importantes para a humanidade.

Desde as primeiras expedições espaciais até as realizadas hoje em dia, muitas inovações foram aderidas. No âmbito alimentício, nas primeiras expedições, os alimentos eram todos desidratados e colocados em embalagens especiais, na forma de pó ou pasta. Para se alimentar, o astronauta deveria adicionar água ao pacote e consumir o alimento com a ajuda de um canudinho especial. Entretanto, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a Estação Espacial Internacional conta com um cardápio enorme, com mais de 300 tipos de comida, até mesmo frutas podem ser consumidas nos primeiros dias da missão.

Mesmo após diversas expedições, ainda há muito para se descobrir do espaço e de como tornar essas viagens mais acessíveis e confortáveis para os astronautas. Logo, os cientistas trabalham incansavelmente para desenvolver esse conforto e mobilidade, além de estudarem também novas formas de descobrir, cada vez mais, o universo.

No passar dos anos, com as melhorias trazidas pelas descobertas científicas, muitos pesquisadores e cientistas buscam ampliar os seus conhecimentos sobre a vida no espaço, gerando assim um maior aprofundamento sobre o assunto, buscando proporcionar longas expedições da forma mais confortável e acessível possível, para os astronautas em missão.

Além disso, as pesquisas realizadas, não estão voltadas somente para o âmbito de melhorias na vida dos astronautas, muitas delas almejam ir mais além... Formando assim questionamentos sobre se há mesmo vida no espaço? Como vivem? Onde habitam? E esses questionamentos só conseguirão obter uma resposta se houve uma pesquisa aprofundada por trás disso, e quando obterem uma resposta, acontecerá então o tão esperado dia em que a sociedade que conhecemos, passará a ser não mais a única habitar o nosso pouco conhecido universo.

Em função de todas essas descobertas e formas de sobrevivência que astronautas e cientistas andam lado a lado há um bom tempo, temos como objetivo aproximar o aluno cada vez mais dessas formas de sobrevivência no espaço, e falar sobre toda a história, acontecimento, e pessoas que participaram dessa longa caminhada em que fomos inseridos. Visando explorar cada vez mais, e contribuir para a aquisição de novos conhecimentos na área, foi lançado o primeiro astronauta em direção ao espaço, e lá precisou de vários cuidados para conseguir sobreviver, como: diferentes tipos de comida, como tomar banho, e atender todas as suas necessidades. E é com essa visão, de mostrar passo a passo de toda essa incrível história entre o espaço e nós, que vamos apresentar esse tema durante o painel científico.

O tema “vida no espaço” é muito pesquisado por muitos estudiosos visando desenvolver cada vez mais a vida dos astronautas no espaço sideral. O assunto é importante, principalmente, para os astronautas que devem se adaptar às condições fora da terra. Além disso, o tema interessa também muitos curiosos, incluindo adolescentes.

Sendo assim, para interessar cada vez mais pessoas no tema que desperta tanto a curiosidade dos estudantes, nós o apresentaremos de modo ilustrativo, com a apresentação de uma maquete demonstrando como é uma nave espacial e como os astronautas vivem lá. Falaremos sobre como eles alimentam-se, fazem suas higienes, dormem e como mantêm seus corpos saudáveis.

Logo, vemos que o tema vida no espaço, contextualizado no âmbito histórico e científico, depende muito do desenvolvimento da ciência e da tecnologia e é de extrema importância para alcançar novas fronteiras do universo. Por isso, colocaremos em prática todos os conhecimentos que adquirimos na realização do trabalho e abordaremos o tem da melhor maneira possível.

9

Vida no Espaço