Official Programme Portuguese GP 2023 | Page 20

Novo ano , mas a mesma velha história ? A pré-época de MotoGP™ de 2023 sugere que a Ducati retomou a ação no mesmo ponto em que a deixou em Novembro .

Os vencedores da tripla coroa do ano passado mostraram as garras com Luca Marini , da Mooney VR46 , a terminar à frente do Campeão do Mundo Pecco Bagnaia ( Lenovo Ducati ) com um tempo de 1:57,889s . Mais preocupante ainda para os rivais , sete dos oito pilotos Ducati terminaram nos nove primeiros lugares .
Não só os pilotos mostraram um ritmo impressionante ao longo do segundo e terceiro dias do teste , como conseguiram também mostrar uma velocidade impressionante numa volta rápida , o que é muito positivo para as decisivas sessões de qualificação deste ano . “ Senti-me fantástico logo no primeiro contacto com a nova moto ,” disse Bagnaia . Os outros pilotos tiveram dificuldades em acompanhar . A Aprilia fez um esforço notável . Aleix Espargaró mostrouse suficientemente confiante para dizer : “ A moto de 23 é claramente melhor que a de 22 .” Isto depois de ter sido o 6 º mais rápido em Sepang . O colega de equipa Maverick Viñales foi o terceiro mais rápido .
Não há dúvidas de que a Yamaha de 2022 foi muito prejudicada pela falta de potência . E olhando à pré-época de forma positiva , isso já não parece ser um problema com Fabio Quartararo a assinar o terceiro registo de velocidade máxima no segundo dia de testes – sem cone de ar ! Problemas à parte , foi difícil fazer uma avaliação inicial dos progressos da KTM . O trabalho substancial de testes que foi levado a cabo em Sepang foi motivo de otimismo para os pilotos Brad Binder e Jack Miller , apesar de terem terminado fora do Top 10 . A pré-época foi um pouco complicada para a Honda , apesar das atualizações levadas para o teste de Portugal . Sim , tem um novo motor , que conta com mais velocidade de ponta que em 22 . Mas a RC213V continua com os problemas principais , com Marc Márquez a queixar-se de que ainda não se sente confortável em travagem à entrada em curva . E continuam a milhas de distância da Ducati na saída das curvas . “ Mais do que a frente , estou à procura da ligação com a aceleração à saída da curva ,” disse Márquez .

“ Senti-me fantástico logo no primeiro contacto com a nova moto ”

FRANCESCO BAGNAIA
20 | MotoGP™