53
Um dia ele explicou-me Freud. Falou-me acerca da descoberta dos conceitos da psicanálise sobre a criança, o gozo, o prazer, o estádio anal, o estádio oral. Tinha eu então onze anos... Era " tifiti ".
Acabei por compreender, mas durante muito tempo limitei-me a designar a profissão do meu pai aos meus colegas surdos fazendo o gesto que quer dizer " médico de malucos,". Desculpa, pai.
Também misturei o " J " do seu nome com o gesto que se faz ao lado da cabeça e que significa " na lua ". O meu pai é muito distraído. É o " Jacques na lua ".
Os surdos dão um nome gestual a toda a gente. Em Vincennes, o nome gestual de minha mãe era " Dentes de Coelho ", por ela ter os dentes da frente um pouco saídos. A minha mãe dizia:
" Nem pensar. Isso não, recuso chamar-me " Dentes de Coelho "."
Demos-lhe então outro nome, que lhe assenta bem: Ana Guerreira. Faz-se o sinal do " A ", levantando o braço, com o polegar afastado e o punho fechado para a frente. O que faz rir a minha mãe, que quase se imagina a cantar: " É a luta final.",
Outros são " Cabelos Compridos " ou " Nariz Grande ".
O meu grande amigo Bill Moody, o intérprete de Alfredo em Washington, decidiu ser conhecido por " Polegar Sob o Nariz ",
porque passa o tempo a limpar com o polegar uma gota que pinga constantemente do seu nariz!
Na realidade, na língua gestual atribuímos às pessoas uma característica visual que lembra um comportamento, um tique, uma particularidade física. É muito mais simples do que soletrar os nomes em francês. Por vezes é engraçado, outras poético, mas é sempre exacto. As pessoas que ouvem não apreciam lá muito. Algumas ficam vexadas. Mas não os surdos.
O gesto para o presidente Mitterrand faz-se com o indicador e o dedo mínimo formando dois dentes caninos diante da boca.
Como dentes de vampiro.( Sabemos que ele limou os dentes. Dantes, tinha dois soberbos caninos) Raymond Barre é o " Bochechas,". Gérard Depardieu é o nariz enorme com duas bossas.
Jacques Chirac é o nariz bicudo, com o " V " de Vitória. Isto são exemplos de particularidades físicas. Mas tenho um colega que se chama " O Acrescenta ", porque acrescenta sempre alguma coisa