O Social - Dez 2021 - Jan 2022 32 | Page 5

ENTREVISTA
SÂMIA BOMFIM DEPUTADA FEDERAL ( PSOL-SP )
Em entrevista a o social , a parlamentar condena a PEC-32 ( Reforma Administrativa ), que pode deteriorar o serviço público no Brasil e entregá-lo ao lucro de grandes empresários . A deputada afirma também a importância fundamental da luta contra Bolsonaro e contra o bolsonarismo nas eleições de 2022 . Confira .

“ Precisamos derrotar Bolsonaro pra que ele não se perpetue no poder ”

Camila Santana
Quais os impactos negativos que a Reforma Administrativa pode trazer para o serviço público e para a população ? A reforma é um ataque direto aos serviços . Quando se mexe nos trabalhadores que atendem a população , se ataca a qualidade desses serviços , que atinge a população mais pobre . O fim da estabilidade [ dos servidores públicos ] pode significar mais perseguição , assédio moral e substituição de funcionários qualificados e de carreira por indicações políticas . Essa reforma significa também a possibilidade de privatização de atividades como saúde , segurança pública e educação , que são direitos sociais garantidos pela Constituição , sendo transformados em mercadoria , em objeto de lucro de
poucos empresários . Não podemos aceitar a PEC-32 .
Quais os danos sociais que a extinção do Bolsa Família causa ? O Bolsa Família é bem estruturado , de fundamental importância , que tirou milhões de famílias da miséria e , ao mesmo tempo , contribuiu com a movimentação da economia no País . O seu fim no contexto de pandemia , que ainda vivemos , significa a fragilização ainda maior de pessoas que já têm um nível de vulnerabilidade social alto .
No caso da implantação do Auxílio Brasil , quais etapas o governo Bolsonaro ignorou e atropelou ? Quais os problemas esse projeto possui ? O Bolsa Família atingiu 39 milhões de brasileiros e o
Auxílio Brasil prevê atingir somente 17 milhões , num contexto em que o número de famílias abrigadas por um programa de transferência de renda , durante uma pandemia , deveria ser ampliado , tendo em vista as graves consequências econômicas que a pandemia da Covid-19 trouxe pra população pobre . O Auxílio Emergencial , por exemplo , chegou a quase 70 milhões de brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade . Seria necessária a implementação de um programa robusto , que repassasse um valor o suficiente pra alimentar uma família . Com os preços altíssimos nos supermercados , o Auxílio Brasil significa um retrocesso daquilo que a oposição conquistou em 2020 com o Auxílio Emergencial .
No governo Bolsonaro houve um enorme descaso e um sucateamento da assistência social . Ainda vamos levar muito tempo na tentativa de reverter esses danos ? Precisamos derrotar Bolsonaro pra que ele não se perpetue no poder e não se sinta autorizado a levar adiante a sua política de morte , de ódio e de fome . A gente precisa de um pacto de mobilização social pra enfrentar os escombros do bolsonarismo , que infelizmente vão teimar em se perpetuar mesmo com sua derrota política e , futuramente , sua derrota eleitoral . Essa mobilização precisa mirar os mais pobres , precisa acolhê-los e pensar que o Brasil se tornou um país de miseráveis e que eles precisam ganhar status de cidadãos .
DEZEMBRO 2021 - JANEIRO 2022 o social 5