Normas de Publicação da Acta Médica Portuguesa, 2013
NORMAS PUBLICAÇÃO pelo editor-chefe e não pelo bastonário. c) O peer review deve envolver a avaliação de revisores externos. d) A submissão do manuscrito e todos os detalhes associados são mantidos confidenciais pelo corpo editorial e por todas as pessoas envolvidas no processo de peer-review. e) A identidade dos revisores é confidencial. f) Os revisores aconselham e fazem recomendações; o editor toma decisões. g) O editor-chefe tem total independência editorial. h) A Ordem dos Médicos não interfere directamente na avaliação, selecção e edição de artigos específicos, nem directamente nem por influência indirecta nas decisões editoriais. i) As decisões editoriais são baseadas no mérito de trabalho submetido e adequação à revista. j) As decisões do editor-chefe não são influenciadas pela origem do manuscrito nem determinadas por agentes exteriores. k) As razões para rejeição imediata sem peer review externo são: falta de originalidade; interesse limitado para os leitores da Acta Médica Portuguesa; conter graves falhas científicas ou metodológicas; o tópico não é coberto com a profundidade necessária; é preliminar de mais e / ou especulativo; informação desactualizada. l) Todos os elementos envolvidos no processo de peer review devem actuar de acordo com os mais elevados padrões éticos. m) Todas as partes envolvidas no processo de peer review devem declarar qualquer potencial conflito de interesses e solicitar escusa de rever manuscritos que sintam que não conseguirão rever objectivamente.
Submissão
Os manuscritos devem ser submetidos online, via“ Submissão Online” da Acta Médica Portuguesa http:// www. actamedicaportuguesa. com / revista / index. php / amp / about / submissions # onlineSubmissions.
Todos os campos solicitados no sistema de submissão online terão de ser respondidos.
Após submissão do manuscrito o autor receberá a confirmação de recepção e um número para o manuscrito.
Na primeira página / página de título: a) Título em português e inglês, conciso e descritivo b) Na linha da autoria, liste o Nome de todos os Autores( primeiro e último nome) com os títulos académicos e / ou profissionais e respectiva afiliação( departamento, instituição, cidade, país) c) Subsídio( s) ou bolsa( s) que contribuíram para a realização do trabalho d) Morada e e-mail do Autor responsável pela correspondência relativa ao manuscrito e) Título breve para cabeçalho
Na segunda página a) Título( sem autores) b) Resumo em português e inglês. Nenhuma informação que não conste no manuscrito pode ser mencionada no resumo. Os resumos não podem remeter para o texto, não podendo conter citações nem referencias a figuras. c) Palavras-chave( Keywords). Um máximo de 5 Keywords em inglês utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings( MeSH), http:// www. nlm. nih. gov / mesh / MBrowser. html, devem seguir-se ao resumo.
13. Normas Gerais Estilo
Todos os manuscritos devem ser preparados de acordo com o“ AMA Manual of Style”, 10th ed. e / ou“ Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”.
Escreva num estilo claro, directo e activo. Geralmente, escreva usando a primeira pessoa, voz activa, por exemplo,“ Analisámos dados”, e não“ Os dados foram analisados”. Os agradecimentos são as excepções a essa directriz, e deve ser escrito na terceira pessoa, voz activa;“ Os autores gostariam de agradecer”. Palavras em latim ou noutra língua que não seja a do texto deverão ser colocadas em itálico.
Os componentes do manuscrito são: Página de Título, Resumo, Texto, Referências, e se apropriado, legendas de figuras. Inicie cada uma dessas secções em uma nova página, numeradas consecutivamente, começando com a página de título.
Os formatos de arquivo dos manuscritos autorizados incluem o Word e o WordPerfect. Não submeta o manuscrito em formato PDF.
Na terceira página e seguintes: Editoriais: Os Editoriais serão apenas submetidos por convite do Editor. Serão comentários sobre tópicos actuais. Não devem exceder as 1.200 palavras nem conter tabelas / figuras e terão um máximo de 5 referências bibliográficas. Não precisam de resumo.
Perspectiva:
Artigos elaborados apenas por convite do Conselho Editorial. Podem cobrir grande diversidade de temas com interesse nos cuidados de saúde: problemas actuais ou emergentes, gestão e política de saúde, história da medicina, ligação à sociedade, epidemiologia, etc.
Um Autor que deseje propor um artigo desta categoria deverá remeter previamente ao Editor-Chefe o respectivo resumo, indicação dos autores e título do artigo para avaliação.
Deve conter no máximo 1200 palavras( excluindo as referências e as legendas) e até 10 referências bibliográficas. Só pode conter uma tabela ou uma figura. Não precisa de resumo.
Revista Científica da Ordem dos Médicos 4 www. actamedicaportuguesa. com