Normas de Publicação da Acta Médica Portuguesa
Acta Médica Portuguesa’ s Publishing Guidelines
NORMAS PUBLICAÇÃO
Conselho Editorial Acta Médica Portuguesa Acta Med Port 2013, 26 de Fevereiro de 2013
1. Missão
Publicar trabalhos científicos originais e de revisão na área biomédica da mais elevada qualidade, abrangendo várias áreas do conhecimento médico, e ajudar os médicos a tomar melhores decisões.
Para atingir estes objectivos a Acta Médica Portuguesa publica artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, editoriais, entre outros, comentando sobre os factores clínicos, científicos, sociais, políticos e económicos que afectam a saúde. A Acta Médica Portuguesa pode considerar artigos para publicação de autores de qualquer país.
2. Valores Promover a qualidade científica. Promover o conhecimento e actualidade científica. Independência e imparcialidade editorial. Ética e respeito pela dignidade humana. Responsabilidade social.
3. Visão Ser reconhecida como uma revista médica portuguesa de grande impacto internacional.
Promover a publicação científica da mais elevada qualidade privilegiando o trabalho original de investigação( clínico, epidemiológico, multicêntrico, ciência básica).
Constituir o fórum de publicação de normas de orientação. Ampliar a divulgação internacional. Lema:“ Primum non nocere, primeiro a Acta Médica Portuguesa”
4. Informação Geral
A Acta Médica Portuguesa é a revista científica com revisão pelos pares( peer-review) da Ordem dos Médicos. É publicada continuamente desde 1979, estando indexada na PubMed / Medline desde o primeiro número. Desde 2010 tem Factor de Impacto atribuído pelo Journal Citation Reports- Thomson Reuters.
A Acta Médica Portuguesa segue a política do livre acesso. Todos os seus artigos estão disponíveis de forma integral, aberta e gratuita desde 1999 no seu site www. actamedicaportuguesa. com e através da Medline com interface PubMed.
A taxa de aceitação da Acta Médica Portuguesa é aproximadamente de 55 % dos mais de 300 manuscritos recebidos anualmente.
Os manuscritos devem ser submetidos online via“ Submissões Online” http:// www. atamedicaportuguesa. com / revista / index. php / amp / about / submissions # online Submissions.
A Acta Médica Portuguesa rege-se de acordo com as boas normas de edição biomédica do International Committee of Medical Journal Editors( ICMJE), do Committee on Publication Ethics( COPE), e do EQUATOR Network Resource Centre Guidance on Good Research Report( desenho de estudos).
A política editorial da Revista incorpora no processo de revisão e publicação as Recomendações de Política Editorial( Editorial Policy Statements) emitidas pelo Conselho de Editores Científicos( Council of Science Editors), disponíveis em http:// www. councilscienceeditors. org / i4a / pages / index. cfm? pageid = 3331, que cobre responsabilidades e direitos dos editores das revistas com arbitragem científica. Os artigos propostos não podem ter sido objecto de qualquer outro tipo de publicação. As opiniões expressas são da inteira responsabilidade dos autores. Os artigos publicados ficarão propriedade conjunta da Acta Médica Portuguesa e dos autores.
A Acta Médica Portuguesa reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista( na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Acta Médica Portuguesa rege-se pelos termos da licença Creative Commons‘ Atribuição – Uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras Derivadas( by-nc-nd)’.
Após publicação na Acta Médica Portuguesa, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
5. Critério de Autoria A revista segue os critérios de autoria do“ International
Commitee of Medical Journal Editors”( ICMJE). Todos designados como autores devem ter participado significativamente no trabalho para tomar responsabilidade
Revista Científica da Ordem dos Médicos 1 www. actamedicaportuguesa. com