O Pinhão 90 | Page 6

6

que são as com maior taxa de complicações como glabela, nariz e SNG.

A médica também deu algumas dicas para diminuir os riscos antes e durante a aplicação, como fazer aspiração prévia, injetar pequenos volumes, de forma lenta e com pouca pressão, e utilizar microcânulas em áreas de maior risco. Conhecer as características de cada produto e suas técnicas de aplicação específicas também é essencial.

"Os procedimentos são seguros e as complicações imprevisíveis, mesmo volumes pequenos podem causar microtrombos, não uma obstrução completa, mas em vasos terminais pode causar isquemia distal. Por isso não só o médico como toda a equipe devem conhecer as possíveis intercorrências e qual a conduta a se adotar em cada caso", alertou a médica, que também citou a necessidade de assinatura do termo de consentimento informado para a realização do procedimento.

Dra. Juliana fez uma união de referências sobre o tema e, levando em conta os estudos, elencou alguns procedimentos que podem auxiliar a controlar as complicações vasculares de preenchimento como aplicar massagem e calor no local, utilizar AAS e injeção de hialuronidase, prednisona oral e, por fim, solicitar avaliação de neurologista ou oftalmologista.

Mais temidas e dramáticas, as complicações vasculares resultantes de procedimentos de preenchimento, apesar de raras podem ser muito graves. Daí a importância de o médico dermato-logista conhecer as possíveis alterações, que podem chegar a isquemia, necrose, cegueira e até AVC. Durante sua aula na 70ª Jornada Paranaense de Dermatologia, a Dra. Juliana Zimbres, da USP-SP, abordou a importância do tema, destacando medidas de prevenção e conduta em caso de complicações.

Conhecer a anatomia vascular da face e suas possíveis alterações ou variações individuais, sejam cirúrgicas ou não, é imprescindível para o profissional que irá aplicar injeções intravas-culares de preenchedor, o qual também deve levar em conta as zonas de perigo da face,

Complicações vasculares de preenchedores foram tema de aula da 70ª Jornada Paranaense de Dermatologia

SBD-PR cumprimenta os mais novos médicos dermatologistas do Paraná

Confira a lista dos médicos aprovados na Prova de Título de Especialista em 2017:

Evangélico:

Cinthia Regina Miranda Medaglia

Giovana Liz Marioto de Campos

Rafaela Ludvig Lehmkuhl

Sarah Sanches

Vanessa Vinderfeltes Padilha

Santa Casa:

Beatriz Regina de Fátima Navrotski

Rafaella Cadore Olinger

HC: 04

Janaina Bittencourt Cunha

Karisa Farias Miksza Thölken

Murilo Calvo Peretti

Rafaela Andrade Rocha

UEL: 03

Priscila Daiane Pavezzi

Théo Nicolacópulos

Vanessa Gheno