Era uma vez uma professora chamada Cláudia. A Cláudia ensinava nove meninos do 4º ano, no Colégio de Alfragide. A sua turma era composta por três meninas e seis meninos, todos eles muito simpáticos e divertidos.
Certo dia, decidiram ir visitar um belo Palácio, situado numa bela serra... O Palácio da Pena, situado na bonita serra de Sintra.
Mal lá chegaram ficaram todos espantados com a grandiosidade e magnificiência daquele Palácio...algo que muitos deles nunca tinham visto... Algo quase inédito.
Entraram no Palácio e começaram a sua aventura, a sua viagem... Passaram por muitas salas e salinhas, quartos e quartinhos, ouviram histórias e mais historinhas... Algo que os fez sonhar, que os fez viver um pouco da história dos reis e rainhas, príncipes e princesas que outrora viveram naquele majestoso Palácio.
Durante duas horas estes nove alunos embarcaram numa viagem no tempo, uma viagem ao tempo da Monarquia, a um tempo que até alguns de nós ambicionava conhecer melhor... Uma viagem fantástica e diferente...
Chegados ao Colégio, os alunos ainda falavam sobre esta visita que tanto os fascinou...Uma visita àquele belo Palácio, implantado na serra de Sintra, observado de qualquer ponto do Parque, com uma floresta e jardins luxuriantes, tendo mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo. que, segundo o que eles hoje sabem, foi fruto do génio criativo de D. Fernando II, sendo considerado expoente máximo do Romantismo do século XIX em Portugal.
Hoje eles são alunos mais ricos, mais sabedoros, mais criativos e conhecedores, que guardarão em si as melhores memórias do mundo...
E oxalá que tudo lhes corra (sempre) bem e a nós também!
Margarida Santos e Vasco Cruz, 4ºano
20