O Mocho NÚMERO ESPECIAL - CONGRESSO LITERACIA | Page 22

JORNAL PÚBLICO NA ESCOLA

Transcrição completa da entrevista na íntegra a EDUARDO JORGE MADUREIRA:

MOCHO - O sr. é o diretor do Jornal Público?

EJM – Não. Olha, o jornal Público é isto ( mostra o número do dia 17 de abril) e o público na Escola é isto. O que eu faço é isto ( Mostra um número do Público na escola). Isto é o Público na Escola. É diferente. E eu sou Diretor do Público na Escola.

MOCHO - Como se tornou Diretor do Jornal Público na Escola?

EJM – Fui convidado. Sou professor e já trabalhava para o Público. O Público já existe há 25 anos. Então, por ser as duas coisas, por trabalhar lá e por ser professor fui convidado para dirigir o Público na Escola.

MOCHO - Por que é que tem a ver com o ensino?

EJM – Porque ajudamos a fazer jornais das escolas.

MOCHO - Gosta do que faz?

EJM – Gosto muito do que faço. Vou a escolas, ajuda a fazer os jornais das escolas… Como tenho mais experiência, às vezes dá para ajudar um bocadinho.

MOCHO - Tem horário de trabalho?

EJM – Não tenho horário de trabalho. Tenho de fazer o que é preciso. E portanto, às vezes há dias em que se trabalha mais, há dias em que se trabalha menos…

MOCHO - Como é que se constrói um jornal?

EJM – A única coisa que nós temos de fazer é recolher informações. Depois vamos confirmar se as informações são corretas, ou incorretas. Depois vamos ter de selecionar, temos informações a mais , temos de ver quais são as importantes e as menos importantes. Depois, no fim, vamos hierarquizar as informações que temos. As mais importantes vão para a 1.ª página. E o resto… pois vamos imaginar que nesta hierarquia não cabe tudo, algumas podem nem sequer aparecer. Olha, é um bocadinho como vocês fazem, ou devem fazer, quando vão à Internet buscar elementos para fazer um trabalho. A Internet tem imensa informação e vocês têm de ver qual é a que interessa, qual é a mais iimportante.

MOCHO - Onde trabalha?

EJM – Trabalho em muitos sítios. Vou a escolas, Também posso ir à vossa. Pode ser que me convidem.

MOCHO - Nós já fazemos jornais.

EJM – Pronto, mas posso conversar com vocês sobre isso, não é?

MOCHO - Tem pausas durante o dia ou é sempre a trabalhar?

EJM Claro, claro que tenho pausas, sim.

MOCHO - Muito obrigado.

EJM – Obrigado eu, Agora tenho de tirar uma fotografia a vocês.

22