CINE-CLUBE
COMO ESTRELAS NA TERRA
5
Ishaan Awasthi (Darsheel Safary) é uma criança-problema. Aos 8 anos de idade, não sabe ler e escrever corretamente, tem dificuldade com os números, e não tem nenhum respeito pelas regras. Cansados de lutar, seus pais o enviam para um colégio interno no meio do ano letivo, onde ele ainda enfrenta, além de seus outros problemas, a melancolia por se afastar da família. Tudo muda quando chega um novo professor de Artes, Ram Nikumbh (Aamir Khan, seu lindo <3), que entende o problema de Ishaan e o ajuda a aprender, valorizando seus pontos fortes.
Aproveitando minha onda de encantamento com o filme 3 Idiotas, resolvi fazer andar a fila dos indianos, e ver Como Estrelas na Terra, dos estúdios Disney, co-estrelado, produzido e dirigido por Aamir Khan, o protagonista do outro filme. O que eu tenho a dizer? Que já deveria ter começado a ver filmes indianos há muito tempo!
No início, eu fiquei com raiva de Ishaan. Eu queria bater no garoto. Indisciplina e burrice juntas, quem aguenta? Acho que a idéia do filme era essa mesma, que o espectador visse o menino com os mesmos olhos de sua família e professores. Mas ele era um bom garoto, carinhoso com os pais e o irmão, sofreu muito quando se separou deles, mas pelamordedeus, como é que pode ser tão cabeça de vento? E assim seguiu meu dilema, até que o professor Nikumbh nos esclarece que Ishaan tem dislexia, um problema que geralmente vem acompanhado de outros, como falta de coordenação motora; além de dificuldades com letras e números, ele não conseguia abotoar a camisa ou agarrar uma bola. Por outro lado, o menino tinha um talento acima da média para as artes, e faz funcionar uma engenhoca complicada durante uma aula. Depois de muita luta para levantar a auto-estima de Ishaan e convencer os professores a ajudar, Nikumbh, que passou pelo mesmo problema na infância, encontra uma maneira de ensinar ao aluno de um jeito que faça sentido para ele.
Como Estrelas na Terra é muito comovente. Faz, assim como em 3 Idiotas, uma crítica ao sistema de ensino moderno, que visa resultados, mas com o foco na criança com dislexia. Nikumbh também dá aula numa escola para crianças com deficiência, que fazem uma bela participação no filme. O fato é que todos nós temos limitações, mas também temos qualidades e talentos. Quem pode julgar que qualidades são mais importantes? E quanta infelicidade a opinião alheia pode nos trazer? O filme traz uma história polêmica, mas aparentemente mentirosa (claro!), sobre uma ilha onde os nativos se unem em torno das árvores e gritam xingamentos, e elas caem sozinhas. Óbvio que isso não é possível, mas a lenda sintetiza bem a idéia do filme.
Novamente, dêem um desconto pras músicas em excesso. É indiano.
https://melhoresfilmesdahistoriaemumano.wordpress.com/tag/like-stars-on-earth/