Our town
P.: -Como surgiu a iniciativa de criar a horta?
R.: -A educação ambiental deve ser uma das preocupações de qualquer escola. Nós, o Colégio de Alfragide, estando inserido num ambiente citadino, onde as crianças não têm a hipótese de experienciar a natureza, já há muito tempo que tinha em mente a dinamização de um espaço de horta. Com a nossa participação no projeto Eco-Escolas, a ideia amadureceu e em conversa com a professora Isa, decidiu-se avançar e começar lentamente por pedir garrafões e sementes de sobreiro e foi assim que tudo começou.
P.: - Para que serve a horta?
R.: - Na sequência da pergunta anterior, é fácil perceber que o espaço da horta serve para que as crianças percebem por um lado as técnicas envolvidas na sementeira, plantação e cuidados das diversas plantas que existem numa horta, mas também que percebam as vantagens de poderem facilmente num espaço pequeno e de cimento criar uma pequena horta onde podem cultivar alfaces, pepinos, tomates que depois podem comer em salada.
P.: - Quais os produtos que a horta tem neste momento?
R.: -Neste momento, a horta tem três tipos de plantas: os vulgares legumes, entre os quais se podem enunciar os tomates, os pepinos, as alfaces, a rúcula, as nabiças, os nabos; As ervas de cheiro, como o manjericão, o tomilho, os orégãos; as árvores de fruto: a laranjeira, o limoeiro, os morangos, os Kiwis e as groselhas; Por fim as árvores autóctones portuguesas como o sobreiro, o carvalho, o pinheiro manso
Algumas questões colocadas ao grande responsável da nossa horta...
Margarida Sousa, Madalena Neves e Henrique Caixeiro