6º Ano
34
Notícias
Quando o Colégio de Alfragide concorreu ao Concurso INOVA 2014, um dos projetos apresentados foi o do Jogo de Economia, na categoria de CRIATIVIDADE.
Este jogo é um velho projeto que recuperámos novamente e que nasceu há uns três anos na altura em que o director começou a dar umas aulas de conceitos de economia às crianças de 1.º ciclo, após ter havido uma solicitação por parte do Ministério de Educação de governo anterior para que as crianças pudessem começar a ter algumas noções do que é verdadeiramente a economia e de que forma nós e as nossas famílias somos “controlados” por ela. Na altura nem sabíamos ainda a tempestade económica e financeira que se ia abater sobre o país.
Mas por isso mesmo, o jogo tem actualidade e cada vez mais. O seu princípio é muito simples: enquanto docentes, apercebemo-nos de que as crianças filhas de famílias de classe média não têm bem noção do que é a economia doméstica, as necessidades e os gastos que uma família comum tem de ter para habitar uma casa condigna e viver em condições de conforto e saúde que têm de ser um objetivo para todas as famílias.
Apercebemo-nos de que conceitos como contas para pagar mensalmente, ou custos com renda ou pagamento de empréstimos eram coisas que as crianças não compreendiam. Da mesma forma, quando questionados sobre os sacrifícios que os seus pais faziam para que eles frequentassem uma escola particular, olhavam para nós como se isso fosse uma coisa normal.