O Mocho Ano 1 - Número 6 - Março 2014 | Page 11

Notícias

11

A qualidade dos mesmos foi melhorando à medida que se foi avançando no tempo e as crianças perceberam que havia determinado produtos que se vendiam bem e outros que não “saíam”. No entanto tenho de dar os parabéns a uma menina do 6.º ano que criou uma banca para venda de brincos, pulseiras, bolsas e colares integralmente feitos por ela.

Globalmente a iniciativa foi muito bem sucedida, havendo todavia necessidade de introduzir alterações no próximo ano letivo. Apercebemo-nos de que:

a)Em muitas situações os produtos não eram na realidade produzidos pelas crianças, mas antes pelos seus pais ( não deveria ser assim);

b)Verificou-se depois ao longo do tempo que alguns vendedores não eram responsáveis e deixavam os pais e avós a vender os produtos enquanto iam jogar futebol ( os adultos não deviam permitir que tal acontecesse);

c)A presença dos pais e avós durante a maior parte do tempo de feira também não propiciou que funcionasse como se pretendia, ou seja, dando maior responsabilidade e autonomia às crianças.

Na nossa opinião, no entanto, a iniciativa foi um sucesso e temos o caminho aberto para a introdução de medidas que permitam uma outra realização e consciencialização das crianças, bem como um trabalho aturado nas medidas contabilísticas de forma a que elas próprias tenham a perceção de gastos reais a repor com o dinheiro da empresa.