O Mocho Ano 1 - Número 5 - Fevereiro 2014 | Page 54

Os Plásticos

Tema Anual

54

Os plásticos são materiais formados por polímeros, uma substância derivada do petróleo, que consiste em moléculas produzidas através de um processo químico chamado polimerização.

Os plásticos podem substituir outros materiais como aço, madeira, papel e cerâmica, por ter conseguido alcançar algumas características como a durabilidade, resistência e leveza. Quase todos, senão mesmo todos, os sectores da economia o utilizam.

Embora em termos gerais se considere o plástico como um material nocivo para o ambiente, a nossa via diária agradeceu em muito o seu aparecimento. Pode mesmo dizer-se que em muitas áreas, o seu aparecimento parece ter sido a invenção e a descoberta do século.

O aparecimento do plástico foi benéfico tanto para a produção, como para a locomoção. Da mesma forma, o custo de toda a produção baixou, proporcionando uma economia significativa para a Indústria. É cada vez mais crescente a sua utilização no setor de embalagens para alimentos e bebidas, e as suas características de transparência, resistência e leveza são excelentes para esta função.

A razão pela qual se tornou o menino mau, tem a ver com a nocividade ambiental devida principalmente ao elevado número de sacos produzidos ao ano (cerca de 150t por pessoa) e por não ser biodegradável. De uma forma geral o plástico é um material difícil de compactar e gera um grande volume de lixo, passando a ocupar muito espaço no meio ambiente dificultando a decomposição de outros materiais orgânicos.

Para além disso é resistente aos fungos e às bactérias e por este motivo tem uma degradação muito lenta. Quando colocado em contacto direto com o meio ambiente demora aproximadamente 100 mil anos para se decompor. Com os níveis atuais de produção e estas características, os problemas em descartá-lo começam a surgir.

Pode ler-se em várias estatísticas que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam indo para o lixo. Como são materiais extremamente leves, têm facilidade de se espalhar no meio ambiente e provocarem a poluição nos rios e oceanos. Muitos animais marinhos confundem o plástico com alimentos naturais e ao ingeri-lo acabam morrendo asfixiados.