48
Entrevista
Entrevista
O Mocho: Qual o seu nome completo ?
R: Pedro Miguel Marques Moço Barão de Campos.
O Mocho: É natural de onde ?
R: Sou natural de Lisboa, nasci em S. Sebastião da Pedreira.
O Mocho: Qual a sua função no Colégio ?
R: Sou Professor do 1º CEB. Neste momento leciono a turma do 4º ano. Já lecionei também Arte Dramática e Música.
O Mocho: Há quanto tempo aqui trabalha ?
R: Há cerca de oito anos.
O Mocho: Como surgiu a oportunidade de trabalhar no Colégio ?
R: Quando terminei a licenciatura, enviei o meu CV para Colégios e instituições de todo o país, incluindo Açores e Madeira. Felizmente, certo dia fui contactado, marcaram-me uma entrevista e tudo correu bem.
O Mocho: Se pudesse mudar de função, no Colégio, qual a que escolheria ?
R: Não gostaria de mudar de função – faço exactamente aquilo que gosto
O Mocho: Qual a situação mais engraçada que já lhe aconteceu aqui no Colégio ?
R: Há muitas situações curiosas e engraçadas que acontecem diariamente. Ao longo dos anos, foram muitos os momentos deste tipo. Recordo-me que quando cheguei ao Colégio e durante algum tempo, a maioria das crianças me chamava "Professor Novo" e alguns miúdos pensavam mesmo que "Novo" era o meu nome próprio ou o meu apelido.
O Mocho: Esta é a sua profissão de sonho?
R: Sim, embora tenha duas profissões de sonho: ser professor e ser escritor. Ainda que escreva e tenha livros editados, não o faço de forma profissional.
O Mocho: Quais as suas maiores qualidades profissionais ?
R: A exigência, a tranquilidade, alguma paciência, a vontade de fazer sempre melhor, talvez um certo sentido de humor e a permanente, embora árdua, tentativa de ser sempre fiel aos princípios, regras e ideias que defendo e ensino. Considero fundamental ter um comportamento coerente com o que digo e com o que peço aos alunos.
O Mocho: Como se descreveria ?
R: Descrever-me-ia como uma pessoa tímida, tranquila, sonhadora, idealista, reflexiva e humilde. Não desisto facilmente perante os obstáculos, mas tenho de acreditar e sentir a causa que me leva a dedicar de corpo inteiro. Sou amigo dos meus amigos, educado, sensível e um pouco teimoso. De vez em quando sou atacado pelo "monstro da preguiça". Estou sempre pronto a ajudar os outros e disponível para aprender e melhorar. Gosto bastante de desafios.
O Mocho: Como ocupa os seus tempos livres ?
R: Nos meus tempos livres, leio e escrevo bastante, participo em eventos culturais, dedico-me à fotografia (como principiante, claro), à astronomia e meteorologia, pratico BTT, jogo futebol, faço caminhadas e viajo sempre que possível. Também gosto muito de tocar piano e aventurar-me pela composição. Infelizmente, o tempo é escasso.
A turma do 6º ano entrevistou o professor Pedro Barão de Campos para a 5ª edição do jornal “O MOCHO”.
Aqui deixamos as perguntas feitas e as respetivas respostas: